1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Facebook app smartphone

 

O Facebook vai brevemente perder algumas das suas funcionalidades de localização, nomeadamente a de Amigos nas Proximidades e de Histórico de localizações, bem como outras que necessitam da localização para funcionarem.

 

Numa notificação enviada para os utilizadores, a plataforma confirmou que vai descontinuar as funcionalidades em breve, aconselhando quem pretenda a descarregar os conteúdos enquanto é possível.

 

Segundo a mensagem enviada para os utilizadores, a funcionalidade de amigos nas proximidades e de alertas de meteorologia do Facebook vão ser descontinuados a 31 de Maio de 2022.

 

De relembrar que a funcionalidade de Amigos nas Proximidades foi revelada na plataforma em 2014, e permite aos utilizadores verem onde os seus amigos – que possuem a funcionalidade ativa – se encontram num mapa interativo. Para realizar esta tarefa, no entanto, o Facebook necessita de manter-se ativo em segundo plano, e de ter acesso em tempo real ao GPS, o que nesta altura muitos consideram ser uma invasão da privacidade.

 

Tendo em conta as restrições aplicadas na recolha de dados que sistemas como o Android e iOS têm vindo a aplicar, acredita-se que esta medida era algo mais que esperado pela empresa.

 

notificação do Facebook sobre descontinuação

 

Outra funcionalidade que também será descontinuada será o Histórico de localizações. Esta permitia aos utilizadores manterem uma linha de tempo dos locais onde se encontravam. Os dados desta funcionalidade vão ser eliminados a 1 de Agosto de 2022, sendo que os utilizadores possuem até esta altura para descarregarem os mesmos – se assim o pretenderem.

 

É importante notar que, apesar desta funcionalidade ser removida, o Facebook vai continuar a recolher a localização dos utilizadores para outras funcionalidades dentro da plataforma – nomeadamente para efeitos de publicidade direcionada.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech