De tempos a tempos, a Microsoft decide remover algumas das funcionalidades do Windows 11, sobretudo as que nem sempre possuem o melhor tracking de alterações ou que são consideradas antigas pelos padrões do sistema atual.
Este ano começou sem grandes mudanças, mas parece que algumas vão começar a ser realizadas em breve. A Microsoft confirmou que vai remover das Definições do Windows 11 uma antiga opção, que dava controlo aos utilizadores sobre a forma como estes podem ter a sua localização recolhida e guardada no sistema.
O histórico de localização vai deixar de se encontrar disponível em futuras atualizações do sistema. Esta funcionalidade era uma API integrada no Windows, que permitia registar, por 24 horas, a localização dos utilizadores e usar os dados para as mais variadas apps no sistema.
Isto permitia que as aplicações fossem capazes de fornecer dados relevantes com base na localização dos utilizadores. No entanto, em futuras versões do sistema, esta API vai deixar de se encontra disponível.
Em parte, isso deve-se ao facto da API ser maioritariamente usada pela Cortana, que como se sabe, já foi descontinuada do sistema faz algum tempo.
De notar que esta mudança não vai afetar a capacidade do sistema, e das aplicações no mesmo, de obterem a localização em tempo real dos utilizadores. A medida apenas afeta a capacidade de guardar essa informação no mesmo – portanto as aplicações que ainda necessitem de localização irão continuar a funcionar na normalidade.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!