1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Widgets no windows 11

 

O Windows 11 veio trazer para os utilizadores a ideia dos widgets da Microsoft, que permite rapidamente aceder a informações uteis desde a barra de tarefas do sistema. Além disso, existe ainda a possibilidade de, ao ativar os widgets, apresentar na barra de tarefas a meteorologia rápida e sempre visível.

 

No entanto, existem alguns pontos negativos em ativar os widgets. Um deles encontra-se no facto que, caso o utilizador passe com o rato sobre o ícone da meteorologia, este abre automaticamente a barra dos widgets.

No Windows 10 os utilizadores podiam controlar se colocar o rato sobre esta informação abria ou não a barra de widgets, mas tal opção foi removida das opções no Windows 11. Isto pode ser incomodativo para alguns, sobretudo para quem coloque os ícones da barra de tarefas na lateral esquerda do ecrã – e que acidentalmente pode abrir constantemente o painel dos widgets por apenas tentar abrir o menu inicial.

 

Felizmente existe uma forma de resolver este problema – que apesar de não ser perfeita, pode ser o suficiente para alguns. Se tudo o que pretende é manter o pequeno widget de meteorologia na barra de tarefas, uma pequena edição no Registo do Windows ajuda a tal.

Mas deve ter em conta que, ao realizar este processo, deixa de conseguir abrir os widgets por completo. Nem mesmo pressionar sobre o ícone ou usar o atalho do teclado (WIN+W) vai apresentar os mesmos – para muitos isso pode não ser um problema, mas convêm ter em conta.

 

Vamos então analisar como o pode realizar:

 

1- Aceda ao Editor de Registo do Windows.

2- Aceda à seguinte chave: Computador\HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Dsh

3- Dentro da mesma, remova todas as entradas que existem criadas (não elimine a chave por si, apenas as entradas existentes)

 

eliminar entradas registo

 

4- Infelizmente, se apenas remover essas entradas, e voltar a tentar passar com o rato sobre o ícone dos widgets, os dados serão subscritos. É necessário retirar também as permissões do Windows em modificar esta chave.

5- Para remover as permissões, carregue com o botão direito do rato sobre a mesma, e escolha “Permissões”.

 

permissões de registo

 

6- Dentro da janela de permissões, clique em “Avançadas”.

 

Avançadas ícone windows

 

7- Feito isto, na lista de permissões avançadas, comece por desativar as permissões herdadas. Para tal, carregue sobre o botão “Desativar herança” e confirme a mudança.

 

Desativar herança windows

 

8- Por fim, sobre todos os utilizadores que estejam listados, aceda à opção de “Editar” e desmarque a opção de permissões para “Controlo Total” – mas mantenha as permissões para “Ler”.

 

permissões registo windows

 

 

Feito isto, a barra de tarefas deve manter o widget da meteorologia ativo, mas agora não vai abrir o painel dos widgets mesmo quando colocar o rato sobre o ícone. Como referido anteriormente, deve ter em conta que, com este “truque”, perde também o acesso ao painel dos widgets em geral, mantendo apenas o da meteorologia.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech