1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows 11 widgets

 

O Windows 11 veio trazer grandes novidades para os utilizadores, mas nem todas certamente que podem ser consideradas de úteis. O sistema também conta com muitos processos em segundo plano que são associados com funcionalidade que, no final, poucas utilidades possuem para uma grande parte dos utilizadores.

 

A aplicação de Chat e dos Widgets é um desses exemplos. Na implementação atual dos mesmos, estas são duas funcionalidades novas do Windows 11, mas de longe as mais populares para uma grande maioria dos utilizadores.

No entanto, muitos utilizadores mantêm os mesmos no sistema porque são algo “padrão” do mesmo. O problema encontra-se que, ao fazerem-no, podem estar a desgastar recursos desnecessários para tal.

 

Mesmo quando os utilizadores não usam as funcionalidades de chat e dos widgets, estes ainda permanecem em segundo plano como serviços e processos, e consequentemente, a utilizar recursos do sistema de forma desnecessária.

 

De acordo com o portal ArsTechnica, ambos estes serviços mantêm em segundo plano processos que ficam a consumir recursos, mesmo que seja pouco. O processo “msedgewebview2.exe” encontra-se ativo em segundo plano para todos os utilizadores que tenham os widgets e chat ativo.

 

O problema é que este processo ocupa ainda uma grande quantidade de memória, uma vez que é, basicamente, uma implementação do Chromium – como se encontra no Edge da Microsoft – mas focado exclusivamente em ser usado para os widgets e chat do sistema.

Então, como resolver este problema? Simples, basta desativar o ícone da barra de tarefas.

 

desativar widgets e conversa

 

A partir das Definições do Windows, a tarefa de desativar o ícone dos widgets e do chat na barra de tarefas do sistema é o suficiente para reduzir consideravelmente o uso dos processo em segundo plano. Depois de desativados, os utilizadores apenas necessitam de reiniciar os seus sistemas para que os processos sejam removidos.

 

Se não faz uso destas funcionalidades do Windows, recomenda-se que sejam desativadas o quanto antes. Mesmo que sejam apenas alguns MB poupados, ainda assim é memória que poderia ser usada para outras tarefas – e em sistemas mais limitados, pode certamente fazer alguma diferença.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech