A Microsoft lançou uma nova versão de testes do Windows Package Manager, também conhecido como winget, que agora conta com o primeiro suporte a aplicações portáteis.
O Windows Package Manager é um pequeno software nas recentes versões do Windows 11, focado em ajudar os utilizadores a instalar rapidamente diverso software pela linha de comandos. Podemos olhar para o mesmo como um gestor de aplicações na linha de comandos, similar ao existente no Linux com o apt-get ou yum.
Por sua vez, as aplicações portáteis são pequenos softwares criados para poderem ser executados sem a necessidade de instalação. Isto pode ser útil para quando se necessita de um programa que tenha de ser executado de uma pen ou disco externo.
Com a nova versão do winget 1.3.1251-preview a Microsoft finalmente começou a iniciar o suporte a aplicações portáteis. O suporte ainda é bastante limitado, mas serão os primeiros passos para que o sistema possa vir a suportar as mesmas no futuro.
Para já, o suporte é fornecido apenas para a instalação das apps, sendo que não é possível usar o winget para desinstalar ou atualizar as mesmas. Além disso, os pacotes são aceites apenas pela Microsoft, portanto a lista de software integrado ainda é bastante reduzida.
Esta nova versão encontra-se disponível para todos os utilizadores que se encontram no Programa Insider do Windows 11, dentro do canal Dev, ou para quem esteja a participar no programa de testes do Windows Package Manager Insider (que também se encontra para Windows 10).
Nenhum comentário
Seja o primeiro!