1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

AMD SmartAcess Storage

 

Durante o seu evento na Computex 2022, a AMD confirmou a chegada da nova tecnologia Smart Access Storage (SAS). Esta pretende ser uma conjugação da Smart Access Memory (SAM) com a Microsoft DirectStorage, permitindo que alguns conteúdos sejam descomprimidos diretamente para a gráfica invés de se usar o CPU para tal.

 

No final, esta tecnologia deve fornecer melhorias no tempo de carregamento dos jogos, já que objetos e texturas no jogo seriam mais rapidamente fornecidas para a memória da gráfica diretamente, sem passar pelo processador.

No entanto, nem todos os sistemas vão ser capazes de tirar proveito desta tecnologia, até mesmo os que tenham os componentes necessários para tal – que na sua maioria serão discos NVMe.

 

Numa recente entrevista ao portal PCWorld, Frank Azor, executivo responsável pelo departamento de marketing e arquitetura de jogos da AMD, revelou mais detalhes sobre como esta tecnologia iria funcionar, e mais concretamente quais os requisitos a nível de hardware.

Segundo o mesmo, nem todos os discos NVMe vão ser certificados para usar a tecnologia SAS, sendo que necessitam de ser aprovados com alguns parâmetros de desempenho pela AMD. Isto pode incluir até mesmo os discos NVMe mais recentes sobre o PCIe 5.0.

 

A empresa espera criar uma lista de drives compatíveis com a tecnologia para o futuro, e irá trabalhar diretamente com os fabricantes para desenvolver os discos de forma a serem aprovados para o uso desta tecnologia.

 

Para os utilizadores em geral, o que isto indica será que, mesmo que tenha investido num disco SSD NVMe recente, existe a possibilidade que o mesmo não venha a ser capaz de usar a tecnologia SAS da AMD, ficando os mesmos sem alternativas a não ser alterar o seu formato de armazenamento ou não usar a tecnologia.

De notar que o DirectStorage, da Microsoft, que será a tecnologia base na qual a SAS da AMD foi desenvolvida, não conta com estes requisitos mais específicos, e qualquer disco de elevado desempenho poderá ser usado para o mesmo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech