1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Disco NVMe com flash

 

Nos últimos meses, o mercado tem vindo a verificar uma queda de preços dos discos SSD, mas também algumas notícias menos positivas, relacionadas com o fraco desempenho e rápida degradação que alguns modelos estariam a sofrer.

 

Isto terá começado com discos da Samsung, os modelos 980 Pro e 990 Pro, que foram identificados como estando a perder rapidamente a sua "saúde" com apenas alguns meses de uso. Isto estaria relacionada, aparentemente, com uma falha no firmware da empresa que foi entretanto corrigido.

 

No entanto, de acordo com um teste realizado pelo portal PCPartPicker, estes não são os únicos modelos que parecem estar a sofrer degradação excessiva com apenas algum período de tempo em uso.

 

Segundo o portal, vários discos SSD NVMe recentes de algumas das marcas mais reconhecidas e vendidas no mercado parecem demonstrar um desempenho abaixo da média com apenas algum tempo de uso.

O teste foi realizado sobre um sistema Ubuntu 20.04.4 LTS, onde um ficheiro de 200 GB foi movido nos discos para avaliar o desempenho de escrita do mesmo ao longo do tempo. E segundo os resultados, alguns dos discos testados possuem quedas consideráveis nas velocidades de desempenho de escrita ao longo do tempo.

 

Os discos SSD contam com duas zonas especificas, uma de elevado desempenho e outra de baixo desempenho. Estas zonas são identificadas pelo controlador do disco, que analisa o mesmo para identificar onde colocar os ficheiros de forma dinâmica.

Quando o sistema se encontra a transferir uma elevada quantidade de dados, a zona de elevado desempenho deve ser a particularmente usada para armazenar conteúdos. A zona de baixo desempenho será usada posteriormente, onde o controlador poderá enviar alguns dados para a mesma quando o disco se encontre num estado de repouso. Este processo é feito em segundo plano sem intervenção dos utilizadores, diretamente pelo controlador.

 

No entanto, o teste parece demonstrar que os controladores de alguns dos NVMe no mercado parecem não identificar corretamente estas zonas, levando a quedas consideráveis de desempenho.

 

Alguns dos discos testados apresentaram velocidades de escrita consideravelmente abaixo do que seria anunciado pelos seus fabricantes:

  • Samsung 970 Evo Plus (64% de queda)
  • Seagate Firecuda 530 (53% de queda)
  • Samsung 990 Pro (48% de queda)
  • SK Hynix Platinum P41 (48% de queda)
  • Kingston KC3000 (43% de queda)
  • Samsung 980 Pro (38% de queda)
  • Crucial P5 Plus (25% de queda)
  • Western Digital Black SN850X (7% de queda)

 

Segundo os testes, estes indicam que alguns NVMe não estão a usar corretamente as suas zonas de elevado desempenho, resultando assim nas quedas de velocidades depois de algum tempo com o disco ligado ou sobre tarefas de elevado processamento de dados.

 

Os dados dos controladores, e como estes usam o espaço dos discos SSD, normalmente são algo que apenas as fabricantes conhecem, e os utilizadores finais não possuem forma de alterar essa informação ou controlo da mesma.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech