1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Disco SSD NVMe

 

Quando se guarda algum conteúdo no disco, espera-se que o mesmo esteja salvaguardado de possíveis problemas, sendo um deles o corte súbito de energia. No entanto, isso pode nem sempre acontecer, de acordo com recentes descobertas.

 

Russ Bishop, um programador da Apple, revelou recentemente no Twitter que alguns discos SSD podem não estar a guardar devidamente os dados na memória, mesmo após a cache ser limpa, em caso de falha de energia.

 

Uma grande maioria dos discos SSD possuem uma memória cache interna para acelerar a transferência de dados. Esta memória é similar à RAM, e como tal não serve para armazenar dados, uma vez que os mesmos são perdidos se a energia for cortada – ao contrário do que acontece com a memória flash efetiva.

Os discos SSD usam esta cache para transferir mais rapidamente ficheiros, colocando os mesmos temporariamente antes de os enviarem para a memória flash final – onde ficam armazenados.

 

No entanto, o que Bishop descobriu, é que alguns discos SSD – especificamente discos NVMe – não estão a realizar essa tarefa, embora reportem que a cache foi “limpa”, o que deveria indicar que os dados estavam salvaguardados.

O programador fez um pequeno teste com quatro discos NVMe, sendo que metade destes não estavam a guardar corretamente os dados.

 

resultados do teste segundo programador

 

Dos discos testados, o Samsung 970 EVO Plus e WD Red SN700 parecem guardar os dados depois da limpeza da cache. No entanto, o SK hynix Gold P31 2TB e Sabrent Rocket 512 não, sendo que quando a energia é cortada, os dados são perdidos.

 

O programador afirma que este teste ainda é bastante simples e apenas com uma pequena quantidade de discos testados, portanto não serve como referência. Mas o mesmo afirma que se encontra já a testar outros discos sobre a mesma situação para uma análise mais abrangente.

Anonymous

Mensagem Sáb 26 Fev 2022 - 16:59 por AKORA

QUEM DISSE QUE SSD É DISCO ?

Se calhar são "bananas"...





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech