1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Disco SSD a ser usado

 

Hoje em dia, os discos SSD são praticamente essenciais para todos os sistemas mais recentes, e certamente que estes possuem as suas vantagens – sobretudo a nível da velocidade de transmissão dos dados.

 

Quando começaram a surgir no mercado, os discos SSD começaram por ser caros, e com baixas capacidades. No entanto, a tecnologia tem vindo a evoluir, e hoje em dia é possível encontrar SSDs de boa qualidade, a preços por vezes mais baratos que os discos mecânicos regulares, e que oferecem boas capacidades de armazenamento. No entanto… existe sempre a necessidade de mais.

 

Se tivermos isto em conta, existem boas notícias para quem procura mais armazenamento em discos SSD. De acordo com as previsões da empresa Pure Storage, é possível que venham a surgir nos próximos anos no mercado discos SSD com capacidades de 100 TB, 200 TB ou até 300TB.

As previsões apontam que a tecnologia de memórias flash para estas capacidades pode vir a ser comercialmente viável já em 2025 ou 2026. A empresa afirma que se espera um "boom" elevado no aumento da capacidade para discos SSD nos próximos anos, que deve permitir criar discos com mais capacidade, e com custos mais reduzidos.

 

capacidade de discos SSD vs preço e anos

 

Obviamente, estes valores mais elevados serão primeiro focados para certos públicos – sobretudo para centros de dados e servidores. No entanto, nada impede que venham a surgir também para equipamentos voltados para o público em geral – embora mais tarde.

 

Este aumento das capacidades dos discos pode vir a ser possível devido ao uso das novas tecnologias All Flash Array (AFA) de memórias Flash, baseadas em módulos DirectFlash (DFM). A empresa sublinha como estas tecnologias podem vir a permitir reduzir consideravelmente o preço dos discos SSD de elevada capacidade, ao mesmo tempo que permite expandir a capacidade dos discos existentes atualmente no mercado.

 

De notar que, atualmente, já existem discos SSD de 100TB, embora focados para centros de dados. O preço de um disco deste género pode atingir mais de 40.000 dólares por unidade – portanto algo longe da maioria dos utilizadores.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech