1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

cabo de fibra otica

 

A fibra ótica tem vindo a trazer novas formas de os cientistas criarem tecnologias de comunicação digital, capazes de atingir velocidades onde apenas a luz é o limite. E isso comprova-se nos mais recentes desenvolvimentos, que acabam de bater novos recordes.

 

No início desta semana, investigadores da National Institute of Information and Communications Technology (NICT), no Japão, revelaram ter atingido um novo recorde na velocidade de transferência de dados via fibra ótica: 1.02 petabits por segundo.

Este valor é quase 10 Tb/s mais rápido que o anterior recorde, que tinha sido atingido em Dezembro de 2020, e demonstra como a tecnologia tem vindo a evoluir consideravelmente ao longo dos últimos meses.

 

Para comparação, os investigadores indicam que uma velocidade de 1.02 Pb/s é o equivalente a enviar 127.500GB de dados pela linha, a cada segundo. Ou para criar mais de 10 milhões de canais em streaming de 8K a cada segundo – sem dúvida algo impressionante se olharmos para os valores.

 

dados sobre cabos usados para o teste

 

O mais interessante será o facto que os investigadores afirmam que, para atingir estas velocidades, é possível usar as infraestruturas de fibra ótica que já existem atualmente. Ou seja, não são necessárias alterações no hardware das infraestruturas para se atingir tais velocidades – no entanto, existem algumas alterações que podem ser necessárias para se atingir esses valores mais elevados.

 

Além disso, os investigadores afirmam que estas velocidades podem vir a aumentar ainda mais no futuro, já que se encontram a ser também feitos avanços e alguns testes na criação de novos sistemas que permitam o envio de mais dados e informações pelas mesmas linhas.

 

Obviamente, os testes foram realizados sobre apertados controlos em laboratório, e ainda está longe de ser uma tecnologia que venha a ser aplicada para o dia a dia dos utilizadores em geral da internet… mas será algo para que lá caminhamos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech