1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Internet pelo mundo

 

Não é difícil encontrar em Portugal ligações de 500 Mbps ou até 1 Gbps para utilizadores domésticos, valores que estão muito acima do que alguns países podem considerar de uma velocidade de acesso “normal”.

 

No entanto, possivelmente não vai conseguir atingir a nova velocidade recorde na transmissão de dados. Durante a Conferência Internacional sobre Comunicações de Fibra Ótica, realizada em junho de 2021, no Japão, foi revelado que os investigadores conseguiram atingir um novo recorde na velocidade de transferência de dados: 319 Terabits por segundo.

 

Este recorde foi feito sobre a transmissão de dados por cabos de fibra ótica, ligados a cerca de 3KM de distância. Este número torna-se ainda mais impressionante se tivermos em conta que o recorde anterior era de 178 Tb/s, e tinha sido atingido em 2020, com 44.2 Tb/s em 2019.

 

Obviamente, este grande avanço é impressionante, mas ainda está longe de ser algo que vejamos no dia a dia. Os testes de velocidade foram feitos sobre ambientes bastante controlados, e a sua adaptação para uso no dia a dia ainda está a alguns anos de distância de realmente acontecer.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech