1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Malware em código verde

 

Malware existe para praticamente todos os sistemas operativos. Apesar de se ouvir mais sobre o Windows, uma vez que é também o sistema operativo mais usado no mercado, também o Linux conta com a sua variedade de malware. E algum bastante perigoso.

 

É o caso do “Symbiote”, um malware que está a ser considerado como um dos mais perigosos dos últimos tempos para Linux. Este malware é capaz de infetar praticamente todo o sistema, sendo impossível de remover pelos meios tradicionais.

 

Os investigadores de segurança acreditam que o malware tem vindo a propagar-se em massa desde Novembro de 2021, sendo focado sobretudo para sistemas em instituições financeiras. O mais grave do malware encontra-se no seu poder de destruição, e no facto que é praticamente impossível de o remover sem uma reinstalação total do sistema.

 

O Symbiote é capaz de verificar quais os processos ativos no sistema, injetando nos mesmos código malicioso. Ou seja, invés de se focar em usar apenas um processo para as suas atividades maliciosas, o Symbiote é capaz de modificar outros programas no sistema operativo, tornando os mesmos igualmente maliciosos.

 

atividade do malware Symbiote

 

Tendo em conta que o malware injeta-se em praticamente todos os serviços ativos, isto dificulta também consideravelmente a tarefa de o remover pelos meios convencionais. Não existe um ficheiro especifico a ser usado para as atividades maliciosas, mas sim todos os programas que o utilizador execute.

 

Além disso, esses mesmos programas replicam as atividades maliciosas a outros que sejam abertos. Portanto, mesmo que se remova um processo malicioso, os novos que sejam arrancados vão ser igualmente modificados.

 

O Symbiote também é capaz de ocultar as suas atividades, tornando difícil a sua identificação. Este é capaz de remover as ligações que são feitas pelo sistema e tenta esconder as suas atividades a partir de processos legítimos do sistema operativo.

 

Como sempre, é importante que os utilizadores tenham atenção aos conteúdos que executam nos seus sistemas, além de manterem sempre um plano de contingência para casos mais graves.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech