1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Malware em código verde

 

Malware existe para praticamente todos os sistemas operativos. Apesar de se ouvir mais sobre o Windows, uma vez que é também o sistema operativo mais usado no mercado, também o Linux conta com a sua variedade de malware. E algum bastante perigoso.

 

É o caso do “Symbiote”, um malware que está a ser considerado como um dos mais perigosos dos últimos tempos para Linux. Este malware é capaz de infetar praticamente todo o sistema, sendo impossível de remover pelos meios tradicionais.

 

Os investigadores de segurança acreditam que o malware tem vindo a propagar-se em massa desde Novembro de 2021, sendo focado sobretudo para sistemas em instituições financeiras. O mais grave do malware encontra-se no seu poder de destruição, e no facto que é praticamente impossível de o remover sem uma reinstalação total do sistema.

 

O Symbiote é capaz de verificar quais os processos ativos no sistema, injetando nos mesmos código malicioso. Ou seja, invés de se focar em usar apenas um processo para as suas atividades maliciosas, o Symbiote é capaz de modificar outros programas no sistema operativo, tornando os mesmos igualmente maliciosos.

 

atividade do malware Symbiote

 

Tendo em conta que o malware injeta-se em praticamente todos os serviços ativos, isto dificulta também consideravelmente a tarefa de o remover pelos meios convencionais. Não existe um ficheiro especifico a ser usado para as atividades maliciosas, mas sim todos os programas que o utilizador execute.

 

Além disso, esses mesmos programas replicam as atividades maliciosas a outros que sejam abertos. Portanto, mesmo que se remova um processo malicioso, os novos que sejam arrancados vão ser igualmente modificados.

 

O Symbiote também é capaz de ocultar as suas atividades, tornando difícil a sua identificação. Este é capaz de remover as ligações que são feitas pelo sistema e tenta esconder as suas atividades a partir de processos legítimos do sistema operativo.

 

Como sempre, é importante que os utilizadores tenham atenção aos conteúdos que executam nos seus sistemas, além de manterem sempre um plano de contingência para casos mais graves.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech