1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Instagram reconhecimento facial

 

O Instagram encontra-se a testar uma nova funcionalidade que vai permitir à plataforma validar a idade dos utilizadores mais rapidamente.

 

Como se sabe, apenas utilizadores com mais de 13 anos podem ter contas no Instagram. No entanto, isso não impede que menores desta idade possam abrir as suas contas indicando datas de nascimento inválidas.

Para evitar estas situações, a plataforma pode agora começar a requerer uma nova validação através de reconhecimento facial, onde um sistema de Inteligência Artificial seria responsável por identificar a idade aproximada dos utilizadores.

 

Este novo sistema iria conjugar-se com outras formas de validação. Uma destas seria requerer que amigos em comum com mais de 18 anos validem se o utilizador realmente possui a idade correta. Além disso, ainda se aplica a possível validação através da verificação do cartão de cidadão dos mesmos.

 

No caso da verificação usando o sistema de IA, este requer que os utilizadores gravem um curto vídeo de selfie, mostrando o seu rosto em algumas posições. Este vídeo será depois usado para análise pelos sistemas de IA da Meta, focado em analisar a idade aproximada do utilizador. Segundo o Instagram, esta tecnologia apenas pode reconhecer a idade do utilizador, e não identificar o mesmo.

 

validação de identidade dos utilizadores

 

Mesmo com a promessa do Instagram que este sistema apenas iria funcionar para validação da idade, ainda resta saber como os utilizadores irão receber estas novidades. Isto porque o Instagram, ou a Meta em geral, possuem uma baixa reputação junto dos utilizadores no que respeita à recolha de dados potencialmente sensíveis.

 

De notar ainda que a Meta espera vir a integrar este sistema de validação da idade em mais serviços da empresa, como é o caso do Facebook Dating, para impedir que menores de idade possam aceder ao mesmo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech