Esquemas pelas redes sociais não são algo novo de acontecer, mas nos últimos tempos tem vindo a verificar-se a um aumento no número de esquemas que tentam tirar partido de contas verificadas.
O esquema tenta tirar proveito de contas verificadas que tenham sido alvo de roubos de identidade, e onde as mesmas são depois usadas para os mais variados esquemas.
De acordo com o portal Bleeping Computer, o esquema começa quando as potenciais vítimas recebem uma mensagem direta de uma conta verificada, alegando que existem problemas relacionados com os termos de serviço na conta de utilizadores, e que para resolver a situação, os utilizadores devem aceder a um link específico em 48 horas.
O link direciona os mesmos para um site externo, onde se procede com a tentativa de roubo de dados pessoais e de login. O esquema tenta aproveitar-se do estatuto das contas verificadas para levar as possíveis vitimas a acreditarem estar a ser contactadas por uma pessoa responsável pelo caso.
Como sempre, a melhor forma de prevenção passa por evitar carregar em qualquer link que seja recebido por pessoas desconhecidas, ou em mensagens de terceiros, e de enviar qualquer informação considerada sensível por meios desconhecidos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!