1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Apple App Store

 

A Apple pode considerar que todas as suas regras na App Store tornam a plataforma segura para os utilizadores, mas a realidade pode estar um pouco distante disso. Pelo menos esse foi o resultado de uma investigação da empresa de segurança Avast, que em 2021 publicou um estudo onde demonstrou a existência de 133 aplicações perigosas para iOS na App Store.

 

Quase um ano depois deste estudo ter sido revelado, quase 60% das aplicações inicialmente descobertas ainda se encontram disponíveis para todos. Na realidade, algumas das mesmas verificaram até uma tendência de crescimento de uso ao longo dos meses.

 

De acordo com um novo relatório publicado pela empresa VPNcheck, durante o mês de Maio deste ano foram registados mais de 7.2 milhões de downloads únicos de aplicações maliciosas, sobre 84 apps identificadas como tal. Os programadores das mesmas terão ganho mais de 8.6 milhões de dólares durante este mesmo período.

 

A maioria das aplicações que geram estes rendimentos são do formato fleeceware, que cobram valores consideravelmente elevados de subscrição para os utilizadores, e que muitas vezes tornam consideravelmente difícil a tarefa de terminar a subscrição – ao passo que inscrever é feito sobre o pretexto de testes gratuitos e é relativamente simples.

 

Apesar de este género de aplicações não atacar diretamente os dispositivos dos utilizadores, o objetivo das mesmas passa por gerarem dinheiro com subscrições, das quais os utilizadores muitas vezes não conseguem facilmente sair.

 

Algumas das apps cobram até para tarefas relativamente simples, sendo que nunca chegam a ver os fundos usados para a subscrição como melhorias futuras. Felizmente é relativamente simples de identificar este género de apps, uma vez que tendem a ter uma review consideravelmente negativa dentro da loja, e comentários de outros utilizadores.

 

Ainda assim, o facto que se encontram disponíveis para download em primeiro lugar não será uma boa ideia, ainda mais tendo em conta como a Apple apregoa para a segurança dos utilizadores dentro do seu ecossistema e da App Store em particular.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech