1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google Play

 

A Google encontra-se a traçar uma nova data limite para todos os programadores que tenham as suas aplicações na Google Play Store: 20 de Julho. Esta foi a data escolhida pela empresa para que todas as apps tenham de enviar os dados relativos à informação que recolhem dos dispositivos e dos utilizadores.

 

Esta informação faz parte da nova secção “Segurança dos dados”, que se encontra acessível na Play Store, e indica a forma como os dados dos utilizadores são recolhidos e processados pelas apps que utilizam. A empresa já tinha vindo a notificar os programadores para declararem estas informações nas suas aplicações o quanto antes, mas agora sabe-se que a data limite será até ao dia 20 de Julho.

 

Curiosamente, a Google parece estar a focar-se bastante nesta nova informação, tendo mesmo substituído a listagem das permissões de uma app por a mesma dentro da Play Store. Os utilizadores que tentarem procurar pelas permissões que uma app necessite, essas não vão agora surgir publicamente na loja da empresa.

 

Invés disso encontra-se a nova secção de “Segurança dos dados”, onde os detalhes sobre a recolha de dados e processamento dos mesmos é indicada. Obviamente, as permissões ainda podem continuar a ser vistas diretamente do sistema operativo, bem como controladas. Mas deixam assim de ser o destaque na loja da empresa.

 

Mas existe um problema com esta nova categoria de “Segurança dos dados”. Ao contrário das permissões, que são necessárias de ser estipuladas em detalhe e algumas até para o funcionamento de certas aplicações, as indicações fornecidas pela “Segurança dos dados” são da total responsabilidade dos programadores. Ou seja, são estes que indicam à Google a forma como recolhem os dados e os processam, sendo que a empresa não realiza qualquer validação deste caso.

 

A recolha de dados pode ser consideravelmente mais difícil de avaliar pelos utilizadores do que as permissões, uma vez que se encontra diretamente associado com a forma de funcionamento da aplicação – e muitas vezes a recolha dos dados pode nem envolver diretamente o acesso a dados no dispositivo.

 

Para os utilizadores que também usem o iOS, possivelmente estas novas indicações na Play Store não sejam novidade. Isto porque a Apple fornece algo similar para a App Store faz algum tempo, onde os utilizadores podem rapidamente ver a forma como os seus dados são tratados pelas diferentes apps.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech