Desde que a Apple aplicou as novas tags de privacidade na App Store, todas as apps que sejam atualizadas ou lançadas na plataforma necessitam agora de revelar exatamente as informações que recolhem dos seus utilizadores.
Ao longo de vários meses – desde meados de novembro do ano passado – que a Google deixou de atualizar algumas das suas apps para iOS, com o grande destaque a ser o Chrome e a própria app dedicada da Google.
A medida, algo invulgar da empresa, terá sido realizada no que muitos acreditam ser uma forma de evitar ter de aplicar as novas tags de privacidade da App Store, ao qual a empresa teria vindo a adiar fornecer atualizações nesse sentido.
No entanto, eventualmente essas atualizações teriam de ser fornecidas, e finalmente a empresa começou agora a atualizar o Chrome e a app dedicada da Google no iOS, passando a contar com o registo do que é exatamente recolhido.
Como seria de esperar, ambas as apps recolhem um elevado número de informações pessoais dos utilizadores – que na sua maioria são usados pela empresa para efeitos de publicidade e tracking.
O DuckDuckGo, conhecido portal de pesquisas privadas alternativo ao Google, revelou uma comparação entre os dados recolhidos pela plataforma da Google e a app de navegação privada do seu sistema de pesquisa, e essas diferenças são claras. Entre os dados recolhidos pelo Chrome para efeitos de personalização encontra-se a localização dos utilizadores, histórico de navegação e uso dos dados.
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