1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Nova Launcher

 

O Nova Launcher é, possivelmente, um dos launchers mais conhecidos para Android no mercado, sobretudo pelas funcionalidades que oferece e também a personalização do mesmo. Ainda de forma recente este veio a receber uma nova atualização Beta, entrando na versão 8.0, com melhorias para as recentes versões do Android e ainda mais personalização.

 

No entanto, a aplicação está prestes a sofrer uma drástica mudança que pode vir a levantar questões para alguns utilizadores. Durante o dia de hoje foi confirmado que a aplicação Nova Launcher, juntamente com a “Sesame Universal Search”, foram adquiridas pela empresa Branch, uma entidade de links e dados analíticos no setor móvel.

 

Para muitos este nome pode ser desconhecido, mas a empresa Branch é especializada na criação de serviços de análise e gestão de deep links, estando integrado em mais de 100.000 apps no mercado desde 2014, com nomes como a Adobe e Yelp como clientes.

 

Com a compra, o criador do Nova Launcher, Kevin Barry, juntamente com a equipa de desenvolvimento da Sesame Search e o gestor de comunidade, Cliff Wade, vão manter-se dentro da equipa de desenvolvimento da aplicação.

 

Obviamente, esta aquisição levanta algumas questões, nomeadamente sobre as intenções da empresa, sendo esta focada na recolha de dados e processamento dos mesmos.

Face a isto, Barry é bastante direto e claro sobre o futuro da aplicação, tentando aliviar os ânimos dos utilizadores. Segundo o mesmo, o espírito original do Nova Launcher vai ser mantido, sendo que ficou a promessa de não serem integrados sistemas de subscrição ou de publicidade agressiva, mantendo-se também a compra única do mesmo para obter todas as funcionalidades – e os atuais utilizadores que o tenham adquirido vão sempre manter.

 

Sobre a possível recolha que a Branch pode realizar sobre os utilizadores da aplicação, o criador da mesma deixa claro que espera-se que tal processo venha a ser feito, mas os utilizadores tenham total controlo para ativar e desativar a recolha conforme pretendam.

Atualmente o desenvolvimento do launcher tem vindo a ser financiado apenas pelas compras da versão Prime, e algumas doações. No entanto, com o envolvimento da Branch, acredita-se que venha a existir mais fundos para o rápido desenvolvimento de novas funcionalidades.

 

No entanto, esta aquisição também levanta algumas questões. Apesar de o criador ter sido bastante aberto sobre a compra e quais as intenções futuras, ao mesmo tempo a história de outras aplicações e programas também deixa algo a desejar. Muitas vezes as empresas controlam diretamente a gestão futura das apps, e eventualmente podem alterar certos parâmetros que não são bem vindos pela comunidade em geral.

 

Para já, nada sobre o Nova Launcher parece indicar uma mudança drástica de situação, mas nada garante que isso não possa vir a acontecer no futuro, por muita promessa que venha a ser feita.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech