1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows 10 privacidade

 

O Windows 10 é bem conhecido por todos os seus problemas relacionados com a privacidade dos seus utilizadores. Uma recolha massiva de dados que, para alguns, poderá ser muita mais informação do que seria suposto para um sistema operativo recolher.

 

Com a chegada de uma nova grande atualização, voltam também a surgir novas questões respeitantes à privacidade e recolha de dados realizada pelo sistema. Desta vez em causa encontra-se o sistema Trueplay.

 

O TruePlay é uma nova funcionalidade da Fall Creators Update, a qual pretende ser um sistema de “anti-cheating” para jogos – similar ao que a Valve aplica na Steam com o “VAC”. Basicamente, irá servir como plataforma para as editoras poderem utilizar o sistema e detetar quem esteja a utilizar truques para obter vantagens desonestas em jogos.

 

trueplay Windows 10

 

No entanto, a mesma também apresenta um potencial risco para a privacidade dos utilizadores, registando ainda mais informação sobre os mesmos e, o mais preocupante, podendo partilhar esta informação com terceiros.

 

De acordo com a informação disponibilizada pela Microsoft no seu site, o Trueplay fornece um processo protegido dentro do sistema operativo, o qual permite a monitorização de vários componentes normalmente utilizados em técnicas de “cheating”. Caso seja identificado um caso, o sistema irá notificar a editora responsável pelo jogo.

Caso se verifique que existe a possibilidade de se tratar de um caso legitimo, a editora pode requerer mais informações, o que inclui dados relacionados com o sistema operativo, o computador e o próprio utilizador.

 

Uma vez que estes sistemas de “anti-cheating” costumam criar vários falsos-positivos – como exemplo, software de gravação de vídeo pode causar problemas – os dados apenas serão transmitidos para as editoras caso se verifique uma elevada suspeita. Porém, isso não impede que informação desnecessária e potencialmente pessoal seja enviada para terceiros.

 

privacidade microsoft

 

Além disso, atualmente a Política de privacidade do Trueplay apenas redireciona os utilizadores para a Política de Privacidade genérica do Windows 10, a qual não faz qualquer referência ao sistema nem aos dados que são recolhidos/enviados.

 

Felizmente, a funcionalidade pode ser desativada manualmente pelos utilizadores. No entanto, certas editoras podem impedir que os seus títulos sejam executados em sistemas onde o Trueplay se encontre desativado.

 

Até ao momento ainda se desconhecem editoras que estejam a utilizar este novo sistema para protegerem os seus jogos, mas é provável que comecem a surgir algumas novidades dentro dos próximos meses.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech