1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Lua vermelha

 

Existe um novo ransomware que é capaz de encriptar praticamente todos os sistemas operativos que existem para desktop: Windows, Linux e ESXi.

 

O ransomware foi inicialmente descoberto pelos investigadores da empresa de segurança Kaspersky, estando a ser divulgado em vários fóruns da Dark Web para venda em interessados, embora as mensagens deixadas pelos vendedores indiquem que estes estão interessados em trabalhar apenas com fontes na Rússia.

 

Tendo estes detalhes em conta, apesar de a origem do ransomware ainda não estar inteiramente provada, acredita-se que seja da Rússia. Isto pode também ser notado em alguns erros gramaticais sobre o texto da mensagem do ransomware.

 

Relativamente ao ransomware, este ainda é consideravelmente simples, mas destrutivo o suficiente para se adaptar ao sistema onde se encontre a ser carregado. O mesmo pode afetar dispositivos com Windows, Linux e sistemas ESXi.

Uma vez instalado no sistema, este começa a analisar os principais ficheiros do mesmo, encriptando os conteúdos e deixando uma mensagem para os utilizadores realizarem o pagamento. Ainda se desconhece se, para quem for afetado e realizar o pagamento, existe alguma forma de recuperar os ficheiros de forma segura.

 

Mesmo com todos os avisos, o ransomware ainda continua a ser uma ameaça bastante presente no dia a dia de individuais e empresas. É importante ter em consideração não apenas a segurança, mas também a implementação de regras e medidas de contingência para o caso de ser infetado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech