1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Malware no Android 13

 

O Android 13 pode ter apenas alguns dias na sua versão final, mas os criadores de malware para o mesmo já encontraram formas de contornar algumas das medidas de proteção que também se encontram sobre o sistema.

 

Durante esta semana a Google disponibilizou oficialmente a versão estável do Android 13, o que inclui todo o código da versão AOSP. Com esta nova versão, a empresa tentou integrar novas medidas de proteção para o sistema, garantindo mais privacidade e segurança para os utilizadores, nomeadamente de apps maliciosas ou de permissões mais sensíveis para recolha de dados e tarefas no mesmo.

 

No entanto, de acordo com os investigadores de segurança da empresa Threat Fabric, existem grupos de malware que já se encontram a adaptar as suas criações para contornarem as medidas de proteção que a empresa integrou no sistema.

Enquanto que muitos programadores apressam-se para atualizarem as suas aplicações para a nova versão do Android, os criadores de malware para o sistema seguem os mesmos passo, mas com a ideia de como contornar as proteções que a Google impõe.

 

Em versões antigas do Android, uma das principais formas de malware afetar os utilizadores seria através do uso dos Serviços de Acessibilidade. Esta função nativa do Android tinha sido criada para ajudar os utilizadores, mas ao mesmo tempo começou a ser explorada também para atividades menos positivas, tendo em conta que permite um acesso bastante mais extenso ao sistema – com a possibilidade de realizar ações em nome do utilizador ou recolher dados do mesmo.

 

Com o Android 13, a Google começou a limitar consideravelmente esta funcionalidade, sendo que agora existem restrições sobre as tarefas que o mesmo pode realizar no sistema – para garantir que o utilizador se encontra seguro e evitar a sua exploração.

 

No entanto, os investigadores da ThreatFabric foram capazes de criar uma prova de conceito de um malware, adaptado para o Android 13, que é capaz de contornar estas restrições. O mais grave será que os investigadores afirmam ter conhecimento que a mesma ideia que estes implementaram na prova de conceito, está já a ser aplicada sobre malware por grupos especializados em tal.

 

Android 13 prova de conceito sobre malware

 

Um dos primeiros grupos que se acredita estar a adaptar o seu malware para contornar as proteções do Android 13 será conhecido como “Hakoden”, que foram também responsáveis por criarem os trojans Gymdrop e Xenomorph, ambos focados para roubar dados financeiros.

 

O mais grave desta situação será que, quando o Android 13 começar a surgir em mais dispositivos no mercado – tendo em conta que atualmente ainda está limitado para a linha de dispositivos Pixel – existe uma forte possibilidade que também venham a começar em peso as campanhas de malware focado para o mesmo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech