Depois de uma longa espera, finalmente a Ethereum realizou a sua mudança para “proof-of-stake”, o que se acredita que vá ter grandes impactos no uso de energia pela criptomoeda.
A transição para este formato estava a ser programada desde 2016, e apesar de não mudar muito para quem use ou mantenha o Ethereum, vai ter grandes alterações para a rede como um todo e para o futuro da mesma.
A mudança começou a ser realizada em 6 de Setembro, quando o upgrade conhecido como “Bellatrix” foi ativado. Depois de todos estes dias, o upgrade encontra-se agora concluído, sendo que todos os blocos da blockchain foram migrados para o novo formato.
Como sempre acontece, vai ser durante os próximos dias que se irá analisar o quanto efetivo e bem feito o upgrade foi. Existe sempre a possibilidade de surgirem erros ou bugs, mas acredita-se que os mesmos sejam reduzidos e sem grande impacto para a rede como um todo.
De relembrar que, anteriormente, o Ethereum baseava-se em proof-of-work, onde eram usados computadores de mineração em redor do mundo para resolver as questões de verificação e validação das transações – o que era feito através da mineração. Com a mudança, isto deixa de ser necessário, com estimativas de cortes em 99% sobre o uso de energia.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!