Faz quase duas semanas que o site do parlamento da Bósnia se encontra inacessível. E agora podem ter surgido mais informações do motivo para tal.
Ao que parece, as autoridades locais encontram-se a investigar um suposto ciberataque nas infraestruturas do parlamento, que terão afetado várias funcionalidades e serviços no pais. Segundo fontes locais, os sistemas do parlamento da Bósnia foram alvo de um ataque informático, deixando inacessíveis os sites e emails do mesmo.
De acordo com portal The Record, o caso terá ocorrido faz alguns dias, e tem vindo a impedir o acesso a emails e documentos de oficiais do governo. De momento ainda se encontra a realizar uma investigação ao incidente, motivo pelo qual não foram deixados muitos detalhes sobre o ataque.
No entanto, várias fontes locais apontam que este ataque tem vindo a tornar impossível realizar qualquer género de trabalho. Estas mesmas fontes indicam que os problemas começaram a ser verificados no dia 8 de Setembro, mas apenas agora surgem as confirmações oficiais do ataque.
Vários sistemas associados com o governo foram desligados, incluindo servidores associados ao site principal do parlamento, e onde também se encontram várias contas de email oficiais, que são usadas para os mais variados fins. Esta tarefa terá sido realizada para evitar a propagação do ataque e possível roubo de dados.
Para já ainda se desconhece o género de ataque que foi realizado, mas tendo em conta as medidas tomadas, acredita-se que possa ter sido um ataque de ransomware sobre os sistemas internos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!