A PlayStation 5 teve recentemente alguns avanços a nível do possível desbloqueio da consola, com um modder a conseguir realizar o procedimento – embora de forma parcial – sobre a
De acordo com modder Lance McDonald, este revelou no Twitter que se terá conseguido realizar o conhecido “jailbreak” da consola, permitindo que se tenha acesso ao sistema que, até agora, não era possível. Com este acesso é possível ter-se acesso a ficheiros da consola que, em configurações normais, não seria possível – e certamente não será algo que a Sony pretende.
De notar que o jailbreak não foi criado diretamente por McDonald, sendo que o mesmo apenas usou a sua conta para confirmar o feito, instalando um ficheiro PKG da PS4, que se veio a revelar ser o Demo do removido Silent Hill PT.
No entanto, o mesmo também indica que o desbloqueio encontra-se ainda numa fase bastante inicial, e para já bastante limitado. Este apenas foi possível sobre a versão do firmware 4.03, que não é a mais recente - lançada em Outubro de 2021. No entanto, isto demonstra que o desbloqueio é perfeitamente possível, o que pode abrir as portas para a comunidade modder criar conteúdos novos para a consola.
Além disso, McDonald afirma ainda que, mesmo nos sistemas onde seja possível aplicar esta medida, o jailbreak nem sempre funciona como se espera. O mesmo ainda se encontra numa fase bastante inicial de desenvolvimento, e para já ainda deve ser considerado apenas uma prova de conceito, não algo concreto que os utilizadores queiram ou devam usar.
Da mesma forma, o jailbreak apenas permite a leitura e escrita de ficheiros para a raiz do sistema, mas não a execução dos mesmos. Ou seja, apesar de se poder aceder aos conteúdos, os utilizadores não podem executar os títulos – no exemplo com o jogo de PT, apesar da instalação, não é possível executar o mesmo no sistema da PS5.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!