1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Apple entrada lightning

 

Durante o dia de hoje foi aprovado no Parlamento Europeu a nova legislação, que vai passar a tornar o USB-C como a ligação padrão de carregamento para vários dispositivos eletrónicos. Esta nova legislação, que já tinha sido criada em Junho deste ano, estipula que os fabricantes devem adotar o USB-C como formato de carregamento para os seus dispositivos no mercado europeu.

 

O objetivo da lei passa por reduzir o lixo eletrónico, garantindo assim que todos os dispositivos podem usar o mesmo cabo e sistema de carregamento, sem ter de se alternar os mesmos. As autoridades esperam também que isto reduza a necessidade de se deitar fora carregadores ou cabos antigos, ajudando assim no meio ambiente.

 

As estimativas apontam que se pode reduzir 11.000 toneladas de lixo eletrónico com esta medida, todos os anos, e pode ajudar os consumidores a pouparem quase 250 milhões de euros. Evita-se ainda potenciais casos onde as fabricantes podem criar padrões proprietários que impedem o correto funcionamento com outros sistemas no mercado.

 

Uma grande parte das fabricantes, sobretudo de smartphones, já começaram a adotar o USB-C como o padrão faz vários anos. No entanto, ainda existe uma que mantém a ideia antiga: a Apple.

 

De todas as fabricantes, a Apple vai ser uma das mais afetadas por esta medida, já que vai ter de alterar as entradas que usa em praticamente todos os seus dispositivos, deixando de lado a entrada lightning e passando a usar o USB-C.

 

A nova lei ainda necessita de ser aprovada antes de passar a ser efetiva, mas estima-se que esteja concluída até ao final de 2024. Este será também o prazo dado para os fabricantes poderem atualizar as suas linhas de produtos para lançarem dispositivos usando apenas as novas entradas USB-C.

De notar que a lei não se aplica apenas a smartphones, mas também a todos os acessórios e dispositivos similares, como tablets ou câmaras, que tenham entradas de carregamento. No caso dos portáteis, a lei também se aplica, mas neste caso esta dá um prazo mais extenso para a mudança, até 2026.

 

Com isto levanta-se a questão: o que vai a Apple fazer? Bem, para começar, certamente que a empresa vai ter de fazer mudanças. Isto se quiser continuar a vender os seus produtos em solo europeu. Tendo em conta que a medida apenas entra em vigor em 2024, é possível que ainda tenhamos dispositivos com entradas lightning até essa altura – que deverá coincidir com o iPhone 16. Mas depois dessa, a empresa tem obrigatoriamente de usar uma entrada USB-C nos seus produtos.

 

iPhone sobre mesa

 

Curiosamente, a Apple tende a apresentar os seus novos dispositivos em meados de Setembro, de forma anual, portanto é possível que os dispositivos lançados em 2024 ainda venham a ter a entrada lightning. Mas dai em diante a empresa necessita de mudar.

Se a empresa mantiver os planos da anterior entrada até ao último ano, apenas com o iPhone 17 iremos ver efetivamente mudanças. Mas a empresa pode antecipar as mesmas nos modelos que ainda estão para lançar.

 

Existe também a possibilidade que a empresa venha a separar os dispositivos vendidos na União Europeia com os dispositivos vendidos no resto do mundo, mas isso também causaria mais problemas para as linhas de produção, que assim teriam de fabricar dois modelos diferentes do mesmo dispositivo, com entradas diferentes para cada mercado – e tendo em conta a história da Apple, será improvável que tal se verifique.

 

E o mesmo aplica-se também a outros produtos da mesma. Headphones, tablets ou outros acessórios necessitam de deixar de lado a entrada proprietária da empresa e usar o USB-C para a ligação. O Magic Mouse, por exemplo, também vai necessitar de ser atualizado para contar com a nova entrada, caso a Apple lance novos modelos no futuro.

 

De notar que a Apple já estaria a preparar-se para esta eventualidade. Alguns analistas apontam que a empresa estaria a preparar grandes mudanças para os seus dispositivos em 2023, que podem passar por contar com uma nova entrada de carregamento.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech