1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Computador portátil com linux e perigo

 

Se é utilizador do Linux e possui um portátil com processadores da Intel, talvez seja melhor ter cuidado caso atualize para a versão do Kernel de Linux 5.19.12.

 

Ao que parece, esta versão do kernel está a causar estranhos problemas nos sistemas dos utilizadores, sendo que os relatos parecem focados para portáteis que possuem processadores recentes da Intel.

A nova versão do kernel parece estar a causar problemas com as drivers da gráfica Intel i915, a qual leva o ecrã a apresentar falhas gráficas ou a “piscar” de forma constante depois do kernel ser instalado.

 

Num exemplo partilhado por um utilizador, o problema acontece com um portátil que possui o processador i7-1065G7 sobre o Fedora 35.

Vários utilizadores parecem confirmar problemas também sobre outros chips da Intel de 11ª geração, o que parece confirmar que se trata de algo com esta família de processadores. Curiosamente, alguns utilizadores reportam que realizar a alteração para o kernel 5.19.11 corrige o problema.

 

exemplo de problema com kernel

 

O problema não parece ser recente, e na verdade existe mesmo um bug reportado da situação faz mais de uma semana. Mas até ao momento ainda não existe nenhuma correção concreta para o problema. No entanto, a falha foi analisada pelo engenheiro Ville Syrjäl, da Intel, o qual confirma que algo está a causar a falha sobre o recente kernel, e que possui potencial para danificar permanentemente o ecrã.

 

Segundo o engenheiro, a falha encontra-se sobre o sistema PPS, que aparenta ter um bug na forma como trata o painel LCD dos portáteis e a sua comunicação junto do processador. A falha possui o potencial de causar danos permanentes no ecrã, caso ocorra de forma prolongada.

 

A falha parece ter sido corrigida sobre a versão do kernel 5.19.13, que foi entretanto lançada, mas ainda cabe aos utilizadores atualizarem para esta nova versão nos sistemas afetados.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech