1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Firefox com falhas

 

Os utilizadores do Firefox sobre o Windows podem, nas recentes atualizações, terem verificado alguns problemas com o navegador, nomeadamente na altura de o iniciar. Segundo os relatos, os utilizadores verificavam que o navegador não estava a iniciar corretamente depois da última atualização.

 

Após a investigação da Mozilla, agora conhecem-se mais detalhes sobre os motivos. Ao que parece, a mais recente atualização fornecida para o Firefox estaria a causar alguns problemas em sistemas onde o antivírus da Avast estaria também instalado.

Nestes sistemas, ao tentar iniciar-se o navegador da raposa, este apenas falhava. Em causa encontrava-se uma aparente incompatibilidade entre a versão recente do Firefox e o Avast, que estaria a levar à falha.

 

Segundo um dos programadores da Mozilla, a solução da Avast encontrava-se a marcar alguns dos componentes do Firefox como sendo literalmente ransomware, tratando-se claramente de um falso positivo. No entanto, este seria o suficiente para causar os problemas, e em muitos casos o próprio Avast nem alertava do facto de se tratar de ransomware.

 

Avast e firefox com falhas

 

De notar que as falhas também eram verificadas em sistemas que tinham o antivírus da AVG, empresa que foi adquirida pela Avast em 2016 e usa o mesmo motor de base, com funcionamento similar ao existente no programa principal. Como tal, este também poderia levar às falhas sobre o navegador.

 

Face aos problemas, e ao facto que o Avast é uma solução de segurança bastante utilizada no mercado, a Mozilla já disponibilizou a nova versão do Firefox 105.0.3, sendo que esta apenas conta com uma correção – focada exatamente neste problema.

 

Os utilizadores afetados podem descarregar a versão mais recente a partir do site da entidade, ou deixar o sistema atualizar automaticamente o navegador. É também recomendado que se verifique se o software da Avast ou da AVG se encontram nas versões mais recentes, para evitar também problemas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech