1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Ubuntu com utilizadores irritados em redor

 

Os utilizadores do Ubuntu que tenham atualizado recentemente os sistemas, via o Terminal, podem ter sido surpreendidos com uma nova mensagem a surgir no processo, que se assemelha a publicidade.

 

Ao que parece, a Canonical encontra-se a colocar um novo formato de publicidade dentro do Ubuntu, desta vez focada para dar a conhecer o Ubuntu Pro. A mensagem tem vindo a ser reportada por vários utilizadores nas redes sociais, e o TugaTech confirmou igualmente em testes.

 

A mesma surge quando os utilizadores realizam a atualização do sistema, via o comando “apt” no terminal do Ubuntu. A mesma surge como “publicidade” sobre o output do comando, dando destaque para o link no site da Ubuntu sobre o “Ubuntu Pro”.

 

mensagem que surge como "publicidade" no ubuntu

 

De relembrar que o Ubuntu Pro será a nova versão do antigo Ubuntu Advantage, permitindo que os utilizadores tenham acesso a algumas vantagens adicionais de atualização do sistema de forma continuada. A Canonical recentemente colocou a versão base do Ubuntu Pro gratuita para todos os utilizadores, dentro de alguns limites.

Tecnicamente, esta mensagem pode ser considerada um “incentivo” da empresa para o uso da funcionalidade, mas a reação da comunidade parece ser olhar para a mesma como "publicidade".

 

Esta não é a primeira vez que a Canonical tenta incentivar o uso dos seus serviços de forma que nem todos consideram ser a mais adequada. No entanto, existem formas de contornar o problema.

Os utilizadores que não queiram verificar a mensagem podem rapidamente remover a mesma – ou até editar para qualquer outra – com simples mudanças num dos ficheiros do sistema.

 

A mensagem surge porque o comando "apt" encontra-se a carregar os ficheiros de mensagens localizados em " /var/lib/ubuntu-advantage/messages". Para evitar a mensagem, os utilizadores podem remover os conteúdos desta pasta, com algo como o seguinte comando: sudo rm /var/lib/ubuntu-advantage/messages/*.tmpl

 

De notar que este processo, no entanto, pode não impedir a criação futura de novas mensagens, levando novamente à mensagem surgir no local anterior.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech