1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Ubuntu logo do sistema

 

Os utilizadores do Ubuntu podem preparar-se em breve para terem mais publicidade dentro do sistema, sobretudo para divulgar mais a subscrição do Ubuntu Pro.

 

Apesar de a Canonical já ter vindo a realizar esta medida faz alguns meses, os utilizadores podem vir a ter mais publicidade dentro do sistema operativo para o plano do Ubuntu Pro, e será também consideravelmente mais difícil de evitar ou remover as mesmas.

De todo, o Ubuntu ainda se encontra como um sistema operativo gratuito, mas a subscrição do Ubuntu Pro pretende ser uma forma da Canonical obter algumas receitas extra. Como tal, incentivar o uso para quem esteja no sistema será o próximo passo a tomar.

 

O ano passado, a Canonical começou a integrar publicidade dentro do terminal, sobretudo quando se usava o comando APT, de forma a incentivar o Ubuntu Pro. Estas mensagens, apesar de intrusivas, poderiam ser facilmente removidas com o comando "sudo pro config set apt_news=false"

 

No entanto, com a atualização para o Ubuntu 22.04, o sistema começou novamente a apresentar uma mensagem a incentivar o plano do Ubuntu Pro, desta vez quando se tenta atualizar o sistema via o terminal, sugerindo a ativação do esm-apps.

Este pacote faz parte do programa Expanded Security Maintenance da Canonical.

 

No entanto, para remover estas mensagens passará agora a ser consideravelmente mais difícil. Isto porque as mensagens estão a ser integradas no sistema via o pacote ubuntu-advantage-tools, o qual vai começar a fazer parte do ubuntu-minimal – ou seja, a versão Base do Ubuntu. Portanto, se os utilizadores tentarem remover o mesmo, acabam por também remover alguns pacotes potencialmente necessários para o sistema funcionar corretamente.

 

E ao que parece, esta mudança vai ser para ficar. Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, defendeu a medida, e espera que esta venha a ser o padrão de futuras versões do Ubuntu. Como tal, os utilizadores devem começar a receber mais mensagens para ativar o Ubuntu Pro nos seus sistemas no futuro.

 

De relembrar que o Ubuntu Pro é gratuito para uso pessoal em até cinco sistemas, mas para quem pretenda usar o mesmo em ambiente comercial vai necessitar de obter uma licença paga.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech