O Ubuntu é considerado uma das distribuições de Linux mais utilizadas, sobretudo por quem esteja a começar neste sistema e pretenda algo “pronto a utilizar”. Mas recentemente a Canonical tem vindo a ficar debaixo de fogo não pelas melhores razões.
Enquanto que muitos tentam afastar-se do Windows para deixar de lado os vários problemas e restrições, para quem migre para o Ubuntu pode agora verificar outros problemas: publicidade dentro do sistema.
O Ubuntu nunca foi verdadeiramente livre de publicidade de uma forma ou de outra, mas recentemente foi descoberto que a Canonical encontra-se a aplicar publicidade até em partes do sistema que não seria de esperar.
Recentemente surgiu no Reddit uma imagem a confirmar a existência de publicidade no motd, existente no Terminal do sistema operativo. O motd será a secção que surge na parte inicial do terminal, sempre que se inicia o mesmo, e neste caso a publicidade encontra-se a surgir para os utilizadores do Ubuntu Server.
Esta secção, além de contar com partes relacionadas com o sistema, possui também uma secção que recolhe diretamente o conteúdo que esteja a ser carregado no site da Ubuntu, em https://motd.ubuntu.com. Neste caso, o conteúdo será publicidade a um site externo, que agora surge em todas as distribuições do sistema sempre que se inicia o terminal.
Obviamente, esta medida não terá agradado os utilizadores do sistema, que agora passam a ter publicidade até mesmo no terminal. Felizmente existe uma forma de remover estas mensagens automáticas: primeiro será necessário desativar os serviços motd-news.service e motd-news.timer, além de remover os seguintes ficheiros (conforme a distribuição do Ubuntu):
- /etc/update-motd.d/99-esm # Ubuntu 14.04
- /etc/update-motd.d/10-help-text # Ubuntu 14.04+
- /etc/update-motd.d/50-motd-news # Ubuntu 16.04+
- /etc/update-motd.d/80-esm # Ubuntu 16.04+
- /etc/update-motd.d/80-livepatch # Ubuntu 18.04+
Nenhum comentário
Seja o primeiro!