1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Malware sobre código fonte

 

O GitHub é considerada uma das maiores plataformas de alojamento de código na Internet, usada por programadores em todo o mundo. Isto inclui também investigadores de segurança, que muitas vezes usam a plataforma para partilhar provas de conceito sobre os mais variados ataques e vulnerabilidades.

 

No entanto, é necessário cuidado com o que se acede dentro da plataforma. Pelo menos esta é a indicação que um recente estudo da Centro de ciências avançadas de Leiden, que aponta para a existência sobre o GitHub de centenas de PoC com malware integrado.

 

De acordo com os investigadores, por entre os utilizadores que descarreguem conteúdos de PoC para testar uma certa vulnerabilidade ou a sua correção, possuem a probabilidade de 10.3% em descarregar um arquivo com malware integrado. Esta parece ser a última tendência dos criminosos para distribuir malware, integrando os mesmos diretamente em PoC pelo GitHub.

 

Os utilizadores que descarreguem estas PoC, seja para validação ou para testar se as correções foram corretamente implementadas, podem acabar por instalar malware nos seus sistemas. Muitas das PoC disponíveis foram analisadas e possuem malware por entre o seu código.

No total, os investigadores analisaram 47.300 PoC dentro do GitHub, sendo que estas diziam respeito a vulnerabilidades conhecidas entre 2017 e 2021.

 

Como sempre, parte dos próprios utilizadores terem atenção ao que se encontram a descarregar, sendo sempre necessário validarem se partem de fontes credíveis ou se os ficheiros não podem ter sido modificados por terceiros.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech