1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

ALMA antena

 

O observatório Atacama Large Millimeter Array (ALMA), no Chile, um dos maiores no mundo, foi forçado a suspender as suas operações de forma recente, depois de ter sido o alvo de um ciberataque.

 

De acordo com o comunicado da entidade, as operações encontram-se atualmente a ser processadas de forma relativamente lenta, sendo que alguns dos serviços da entidade estão a ser afetados. O acesso aos emails da entidade está atualmente limitado, enquanto que a equipa de técnicos restaura a normalidade.

 

A partir do Twitter, a entidade confirmou o ataque, tendo ainda sublinhado não ser possível indicar um prazo para o restabelecimento das operações normais. Foi ainda indicado que o ataque, apesar de afetar os sistemas da instituição, não teve qualquer impacto para as antenas da ALMA, bem como a informação cientifica que a mesma possui – o que aponta para o facto que não terá sido acedida a nenhuma informação interna.

 

As investigações ainda se encontram a ser realizadas, pelo que não existe muita informação direta que possa ser fornecida de momento.

De relembrar que as infraestruturas da ALMA são uma das mais avançadas, mas também mais caras, que existem no planeta. As instalações da mesma, que contam com 66 telescópios de elevada precisão a 5000 metros de altura, estão avaliados num projeto de mais de 1.4 mil milhões de dólares.

 

A entidade encontra-se em funcionamento desde 2013, altura em que começou a usar os seus equipamentos para fornecer bastante informação cientifica para a comunidade em geral.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech