A Disney encontra-se a trabalhar numa nova ferramenta, que pode ajudar a empresa nas suas futuras gravações. Usando um sistema de inteligência artificial, a Disney revelou uma nova ferramenta que é capaz de envelhecer ou rejuvenescer os atores de forma realista e digital.
Com esta ferramenta, a IA será responsável por realizar o tratamento das imagens, aplicando efeitos frame a frame para se atingir o objetivo final que os produtos pretendam. O objetivo será ajudar na produção de filmes onde seja necessário aplicar períodos de tempo diferentes – invés de realizar o processo através da edição do vídeo, a IA iria tratar desse processo automaticamente.
Certamente que a tarefa de alterar a idade visível de uma pessoa via edição de vídeo é possível, mas é um processo moroso, dispendioso e longe de ser perfeito. A ideia da Disney passa por criar um sistema que permita isso de forma mais automática e simples.
Segundo os investigadores da Disney, enquanto que existem ferramentas para este fim com foco em imagens estáticas, a solução da Disney é a primeira criada exatamente para conteúdos de vídeo.
O sistema é conhecido como "FRAN", e para obter os melhores resultados possíveis a IA foi alimentada por imagens de várias pessoas, de diferentes idades. Esta base de dados é depois usada para se atingir os objetivo finais que se pretende para determinados vídeos.
A tecnologia analisa quais as áreas que devem ser alteradas do rosto dos utilizadores, e aplica as técnicas necessárias para tal, sem alterar a identidade final da pessoa. Ou seja, as mudanças de idade são aplicadas a nível do rosto, mas sem alterar o formato do rosto – pelo que ainda será possível dizer qual a pessoa original por detrás da edição.
Espera-se que a tecnologia possa vir a ser aplicada em futuras produções da empresa.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!