1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Hacker sobre rosto no computador

 

Ao navegar pela internet, possivelmente já deve ter encontrado o termo "Doxing". Esta termo encontra-se muitas vezes associado com denotações menos positivas, e surge normalmente associado com personalidades de relevo – mas na realidade o termo é mais extenso do que isso.

 

Na verdade, doxing é um problema que afeta uma grande quantidade de utilizadores praticamente todos os dias. E pode ter consequências bastante graves para a vida privada das pessoas – sobretudo quando estas pretendem manter alguns detalhes privados do olhar público.

 

Em base, doxing é o termo dado à tarefa de roubar informações privadas ou pessoais de uma pessoa, divulgando a mesma publicamente a terceiros sem que esta tenha autorizado essa partilha. Este termo pode também ser associado com a ideia de revelar a identidade de uma pessoa que pretendia manter-se oculta – por exemplo, o rosto por detrás de um nome de utilizador online.

 

O conceito não é propriamente novo, mas com a Internet tem vindo a ganhar outro significado, não apenas por ser bastante mais simples de obter informações privadas, mas também porque se torna mais simples de difundir as informações recolhidas.

Isto aplica-se a qualquer género de informação que não se pretendia ver partilhada pela pessoa a que diz respeito, como é o caso do nome, foto, morada, número de telefone ou qualquer outra informação pessoal.

 

hacker sem rosto

 

Ao mesmo tempo, doxing pode ser também considerado ilegal, se a partilha for feita sem o consentimento das pessoas responsáveis pela informação. Como exemplo, partilhar a morada de uma pessoa sem que esta o autorize pode ser considerado doxing, o que possui as suas penas legalmente atribuídas.

Ao mesmo tempo, existem algumas situações onde o doxing não é propriamente uma ilegalidade, caso parta de informação que as pessoas responsáveis pelos dados pessoais pretendessem partilhar, ou fosse considerado já informação pública – como exemplo, revelar o rosto de um ator de um filme não será doxing se o mesmo já o tiver feito no passado.

 

Ainda assim, na maioria das vezes, doxing encontra-se associado à partilha sem autorização dos dados, o que certamente será ilegal. A maioria das plataformas sociais online também não permitem conteúdos de doxing – redes como o Facebook, Instagram e Twitter proíbem este género de conteúdos.

 

> Como se proteger?

 

Não existe uma forma infalivel de se proteger de doxing. No entanto, a adoção de algumas práticas seguras certamente que pode ajudar. Como exemplo, evite revelar informação que não pretenda que seja conhecida em locais públicos, como redes sociais.

 

Ao mesmo tempo, evite também publicar conteúdos como fotos de locais onde viva se não pretende que os mesmos sejam conhecidos. As contas que possui online também possuem impacto, já que muitas vezes as mesmas são alvo de ataques para se obter mais informação – portanto mantenha as mesmas seguras e ative a autenticação em duas etapas sempre que possível.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech