1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Campanha de phishing

 

De tempos a tempos surgem formas criativas de se usar meios para contornar os filtros de spam, e as mais recentes parecem envolver falsos convites associados com o Google Ads, até mesmo para utilizadores que não usam a plataforma.

 

O Google Ads é a plataforma da Google usada para a gestão de campanhas publicitárias nos produtos da empresa. Esta é bastante usada por empresas que costumam ter as suas publicidades nos serviços da Google.

 

No entanto, de forma recente, uma nova campanha de spam tem vindo a propagar-se usando o sistema de convites do Google Ads. Este sistema permite que os utilizadores possam convidar outras contas para gerir as campanhas, e de forma regular, este sistema possui bastante utilidade para empresas que possuem diferentes utilizadores a gerir campanhas de publicidade online.

 

No entanto, de forma recente, este sistema tem vindo a ser usado também para o envio de spam. O esquema começa quando as vítimas recebem mensagens de convite para acederem a uma conta do Google Ads, mas que possui na sua descrição links para vários sites de conteúdos adulto e phishing.

Tendo em conta que estes convites são enviados diretamente pela Google, as mensagens acabam por ser recebidas pelos utilizadores sem passarem pelos filtros de spam – mesmo que os links e termos contidos na mesma sejam claramente deste género.

 

O utilizador do Reddit "erohtar" afirma que, nas últimas semanas, este género de mensagens tem vindo a propagar-se em força para emails de contas empresariais. Curiosamente, a mensagem é para convidar outros utilizadores para acederem às contas do Google Ads de terceiros, mas a maioria são contas falsas ou criadas apenas para o propósito de enviarem estas mensagens de spam.

 

exemplo de email falso de convite do google ads

 

O objetivo será usar as mensagens dos utilizadores, com o nome das contas do Google Ads, contendo links para sites de adulto, e levando os utilizadores a carregarem nos mesmos. No entanto, a mensagem pode também ser alterada para variados esquemas de phishing, onde os utilizadores podem ser enganados para acederem a um determinado link com consequências mais graves.

 

Até ao momento não existe uma confirmação da Google sobre este problema, apesar dos relatos das mensagens continuarem a surgir em plataformas como o Reddit e Twitter. Como sempre, os utilizadores devem ter atenção aos emails que recebem, evitando aceder a links desconhecidos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech