1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Apple macbook

 

A Apple encontra-se a lançar uma nova atualização para praticamente todos os seus sistemas, focada em corrigir uma recente falha de segurança que foi identificada pela empresa.

 

A nova versão do iOS 16.3.1, iPadOS 16.3.1 e macOS 13.2.1 já se encontram disponíveis para os respetivos sistemas, todas focadas em corrigir a falha que a empresa acredita já se encontrar a ser ativamente explorada em ataques.

 

A falha encontra-se sobre o motor do WebKit, e permite que os atacantes possam enviar comandos remotos para o sistema a partir de páginas web maliciosamente criadas para tal. Os utilizadores apenas necessitariam de aceder ao site maliciosos para poderem ser afetados.

A Apple afirma ainda que a falha já estaria a ser ativamente explorada para ataques, sendo recomendado para os utilizadores que atualizem os seus dispositivos para a versão mais recente o quanto antes.

 

A empresa recomenda ainda que os utilizadores atualizem também o Safari para a versão mais recente existente, sendo que esta disponibilizou a atualização para o macOS Big Sur e Monterey.

 

Ao mesmo tempo, esta atualização corrige também uma vulnerabilidade existente no kernel do sistema, que poderia ser usada para obter acesso administrativo ao mesmo. A falha foi inicialmente identificada pelos investigadores da Google Project Zero e pela Pangu Lab. Curiosamente, a Pangu foi uma entidade que passou de usar falhas no sistema da Apple para realizar jailbreak ao mesmo para começar a notificar a Apple sobre falhas existentes que poderiam ser usadas para essa finalidade.

 

No macOS Ventura 13.2.1 foi ainda corrigida uma terceira falha, que poderia permitir o acesso a dados protegidos no sistema através da aplicação de atalhos.

 

Como sempre, os utilizadores podem instalar as mais recentes versões do sistema através do OTA de cada um dos dispositivos. Estas ainda podem demorar algumas horas a surgir para todos os dispositivos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech