1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Google logo com um cookie

 

A Google tem vindo a testar uma nova funcionalidade para garantir mais privacidade na apresentação de publicidade na Web, que a empresa apelida de "Privacy Sandbox". E depois de uma fase de testes, esta nova função encontra-se agora pronta para chegar a mais utilizadores.

 

A partir de hoje, os utilizadores no Android podem começar a ativar a nova funcionalidade de Privacy Sandbox sobre os seus sistemas. Esta pretende ser a ideia da empresa para garantir mais privacidade na apresentação de resultados personalizados da publicidade para os utilizadores finais, dando também mais controlo para os mesmos sobre o que é recolhido.

 

Os planos da Google em adotar este sistema não são recentes, mas a empresa tem vindo a avançar para tornar os mesmos uma realidade. Uma das bases da Privacy Sandbox vai ser a API dos Topics, que permite à empresa colocar os utilizadores numa lista genérica de interesses, de forma a indicar publicidade direcionada aos mesmos com base nessa lista.

 

A Google afirma que, com este formato, os utilizadores podem manter os seus dados privados ao mesmo tempo que não fornecem muita informação para as empresas de publicidade finais – onde a Google se integra.

A empresa afirma ainda que a lista de preferências para cada utilizador é mantida durante três semanas, e automaticamente limpa no final deste período. Os dados são também mantidos apenas de forma local, portanto nada é enviado para servidores remotos.

 

A funcionalidade do Privacy Sandbox encontra-se agora a ficar disponível para o Android, e espera-se que eventualmente venha também a chegar no Google Chrome. A empresa tem vindo a realizar alguns testes da funcionalidade nos últimos meses, antecipando a chegada mais abrangente da mesma.

 

Ao mesmo tempo, a Privacy Sandbox é vista como a resposta da Google ao App Tracking Transparency (ATT) da Apple, que foi introduzido no iOS 14.5. Na altura, a Google considerou que a funcionalidade da Apple prejudicava consideravelmente os programadores, limitando os seus ganhos com base na publicidade sobre as apps que desenvolviam para o sistema.

Segundo a Google, a nova versão do Privacy Sandbox vai começar a chegar primeiro a alguns utilizadores no Android 13. A empresa encontra-se a ativar o mesmo de forma gradual, portanto ainda pode demorar algum tempo até que fique disponível para os utilizadores em geral.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech