1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Ubuntu logo do sistema

 

O Ubuntu não fornece, por padrão, suporte ao Flatpak, devido à preferência pelo seu formato Snap. No entanto, várias versões alternativas do sistema que eram baseadas no Ubuntu poderiam ter opção de suportar o Flatpak de origem – dando assim mais possibilidade de escolha aos utilizadores finais.

 

No entanto, isso vai deixar de acontecer com a futura versão do Ubuntu 23.04. A partir desta versão, as variantes do Ubuntu vão deixar de poder instalar os pacotes Flatpak  por padrão, numa medida que começará a ser imposta pelo sistema. Esta medida vai afetar distribuições como o Ubuntu MATE, Kubuntu e Xubuntu, que contam com o Flatpak instalado por padrão.

 

Os utilizadores que realmente pretendam o Flatpak, ainda poderão configurar o mesmo, mas apenas depois de a instalação do sistema ser realizada. De forma padrão, todas as novas versões do Ubuntu agora não vão permitir o uso do Flatpak, numa medida que pode vir a afetar algumas distribuições do mesmo.

 

Philipp Kewisch, engenheiro comunitário da Canonical, confirmou a mudança das políticas recentemente, preparando-se para as eventuais mudanças em todas as variantes do Ubuntu. A medida será realizada para fornecer uma experiência mais fluida para os utilizadores, usando por padrão os mesmos pacotes que se encontram o Ubuntu tradicional – pacotes deb e snap.

 

Apesar de a entidade referir que o Flatpak ainda vai encontrar-se disponível para a comunidade, apenas depois da instalação inicial é que tal poderá ser feito. Os sistemas que tenham instalado o Flatpak no passado, e venham a realizar o upgrade, não serão afetados por esta medida, uma vez que se encontram integrados sobre um processo diferente de upgrade.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech