1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Gmail logo da plataforma

 

O sistema de encriptação do Gmail vai começar a ficar disponível para mais utilizadores a partir de hoje, garantindo uma camada adicional de proteção para os conteúdos.

 

Segundo a Google, a funcionalidade CSE vai começar a ficar disponível para os utilizadores que tenham contas do Google Workspace Enterprise Plus, Education Plus, e Education Standard. Esta funcionalidade começou a ser testada no cliente web do Gmail em Dezembro de 2022, depois de ter chegado também a outros serviços da empresa o ano passado.

 

O Gmail CSE garante que qualquer conteúdo sensível nas mensagens encontra-se encriptado durante a transição pela Internet. Desta forma, todos os conteúdos – incluindo anexos – encontram-se inteiramente encriptados durante o processo de envio, e até chegarem aos sistemas da Google.

 

Esta funcionalidade garante que apenas os destinatários das mensagens possuem acesso aos conteúdos das mesmas. De notar que, apesar de o conteúdo das mensagens e os anexos encontrarem-se encriptados, os cabeçalhos da mensagem não, portanto ainda existe alguma informação que pode encontrar-se visível neste formato.

 

nova função de encriptação do gmail

 

Depois de a funcionalidade ser ativada, os utilizadores podem escrever os conteúdos do email na normalidade. No entanto, os destinatários da mensagem necessitam de realizar o login nas suas contas da Google para terem acesso ao conteúdo da mensagem – e necessitam também de ter autorização para ver esse conteúdo.

 

É importante ter em conta que o sistema de encriptação do Gmail CSE é diferente da encriptação ponta a ponta, uma vez que os conteúdos ainda são acedidos pelos servidores da Google – que necessitam de processar as mensagens. Com a solução do Gmail CSE, a Google ainda pode, teoricamente, verificar os conteúdos, mas existe uma camada extra de segurança para as mensagens que normalmente não ocorre.

Ao mesmo tempo, os administradores das entidades ainda possuem controlo sobre as chaves privadas e das mensagens, portanto não existe uma garantia de encriptação completa.

 

Para já, a empresa ainda não se encontra a disponibilizar o Gmail CSE para contas pessoais ou de planos base do Google One e Google Workspace.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech