1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Gmail logo com email de bomba

 

Se tem vindo a notar uma crescente onda de spam e phishing a chegar na sua caixa de email, não está sozinho. Este género de ataques tem vindo a aumentar consideravelmente nas últimas semanas, sobretudo os esquemas de phishing focados em roubar dados dos utilizadores.

 

No entanto, parece que existe uma preferência por parte de quem gere estas campanhas: os serviços da Google. De acordo com um estudo realizado pela empresa Barracuda, a maioria dos emails de phishing atualmente são enviados a partir de contas falsas criadas pelo Gmail, a plataforma de email da Google.

 

Os dados apontam que, dos emails analisados no estudo, cerca de 91% foram enviados por contas recentemente criadas no Gmail, enquanto que 9% ficam-se por outras plataformas no mercado - sejam igualmente gratuitas, como o Outlook, ou dedicadas.

 

dados do estudo sobre envio de emails de spam

 

Existem algumas razões apontadas para este facto. Um dos motivos pode ser porque o Gmail é uma plataforma bastante popular no mercado, e isto cria também uma sensação de reconhecimento quando os utilizadores recebem uma mensagem de phishing com origem nesta.

Outro motivo, e talvez o mais importante para os criminosos, encontra-se no facto que a plataforma também permite criar várias contas de email rapidamente e sem grande controlo. Para um criminoso usando um sistema de bots, ou até as próprias definições do Gmail, é possível rapidamente criar centenas de contas de email falsas para o envio de spam.

 

Por fim, outra funcionalidade importante que pode interessar aos gestores destes esquemas encontra-se no suporte à funcionalidade de “Confirmação de leitura”. O Gmail é uma das poucas plataformas no mercado que permite validar se o destinatário realmente recebeu e abriu uma mensagem de email, o que pode ser informação útil para os criminosos saberem que uma conta de email se encontra ativa - mesmo que a pessoa do outro lado nem responda.

 

É importante relembrar que, ao receber uma mensagem de spam, é recomendado que a elimine sem abrir - sobretudo em casos onde a mensagem é claramente considerada como sendo de spam, e não existem dúvidas sobre tal origem.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech