A Google encontra-se a testar uma nova funcionalidade para o Gmail, que poderá permitir no futuro o envio de emails dinâmicos utilizando a tecnologia AMP.
O AMP é uma linguagem que tem vindo a ser bastante aproveitada pela Google, destinada a garantir velocidades de acesso mais rápidas a websites online. Certos websites podem apresentar conteúdos AMP quando acedidos a partir de pesquisas do Google, com tempo de carregamento muito mais reduzidos face à versão tradicional do site.
No entanto, a Google pretende agora aproveitar esta tecnologia para integrar a mesma no Gmail, possibilitando a criação de emails dinâmicos para os mais variados fins.
De acordo com o comunicado da empresa, esta nova funcionalidade irá permitir que sejam realizadas diversas ações diretamente das mensagens de email – como é o caso de respostas imediatas ou agendamentos e confirmações.
Um dos exemplos revelados pela empresa encontra-se na integração com o Google Docs. Invés de os utilizadores receberem um email estático cada vez que são mencionados num documento, podem agora comentar e ver as alterações em tempo real diretamente da mensagem de email recebida – sem que seja necessário aceder ao documento para verificar as mesmas.
Outro exemplo encontra-se nas mensagens do Pinterest. Neste os utilizadores que recebem mensagens diárias do serviço, com recomendações de imagens e novidades da rede, podem realizar diversas ações normalmente destinadas apenas à plataforma diretamente do email recebido – como adicionar uma imagem sobre um álbum em particular.
Certamente esta funcionalidade pretende criar um novo leque de opções para quem costume enviar emails, sobretudo para empresas. No entanto, nem todos terão acesso à funcionalidade.
Numa fase inicial, apenas entidades registadas e comprovadas poderão enviar este género de mensagens dinâmicas, com vista a evitar que possa ser aproveitada para fins maliciosos ou spam. Além disso, o suporte às mensagens apenas se encontra garantido sobre o serviço do Gmail, pelo que não irá funcionar sobre outras plataformas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!