1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

logo do gmail em fundo azul

 

A Google encontra-se a testar uma nova funcionalidade para o Gmail, que poderá permitir no futuro o envio de emails dinâmicos utilizando a tecnologia AMP.

 

O AMP é uma linguagem que tem vindo a ser bastante aproveitada pela Google, destinada a garantir velocidades de acesso mais rápidas a websites online. Certos websites podem apresentar conteúdos AMP quando acedidos a partir de pesquisas do Google, com tempo de carregamento muito mais reduzidos face à versão tradicional do site.

 

No entanto, a Google pretende agora aproveitar esta tecnologia para integrar a mesma no Gmail, possibilitando a criação de emails dinâmicos para os mais variados fins.

De acordo com o comunicado da empresa, esta nova funcionalidade irá permitir que sejam realizadas diversas ações diretamente das mensagens de email – como é o caso de respostas imediatas ou agendamentos e confirmações.

 

exemplo de funcionamento gmail dinâmico

 

Um dos exemplos revelados pela empresa encontra-se na integração com o Google Docs. Invés de os utilizadores receberem um email estático cada vez que são mencionados num documento, podem agora comentar e ver as alterações em tempo real diretamente da mensagem de email recebida – sem que seja necessário aceder ao documento para verificar as mesmas.

 

Outro exemplo encontra-se nas mensagens do Pinterest. Neste os utilizadores que recebem mensagens diárias do serviço, com recomendações de imagens e novidades da rede, podem realizar diversas ações normalmente destinadas apenas à plataforma diretamente do email recebido – como adicionar uma imagem sobre um álbum em particular.

 

pinterest carregamento via o gmail

 

Certamente esta funcionalidade pretende criar um novo leque de opções para quem costume enviar emails, sobretudo para empresas. No entanto, nem todos terão acesso à funcionalidade.

 

Numa fase inicial, apenas entidades registadas e comprovadas poderão enviar este género de mensagens dinâmicas, com vista a evitar que possa ser aproveitada para fins maliciosos ou spam. Além disso, o suporte às mensagens apenas se encontra garantido sobre o serviço do Gmail, pelo que não irá funcionar sobre outras plataformas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech