1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Criptomoedas

 

As autoridades de vários países confirmaram a apreensão dos sistemas de um dos maiores portais de lavagem de dinheiro em criptomoedas, conhecido como "ChipMixer".

 

Esta plataforma era usada por hackers, grupos de ransomware e scammers para lavarem os ganhos obtidos por atividades criminosas online, usando criptomoedas. A Europol confirmou que, em coordenação com as autoridades na Alemanha e nos EUA, apreenderam os sistemas associados com a entidade.

 

No total foram apreendidos sete servidores, mais de 7 TB de dados e 46.5 milhões de dólares em Bitcoin, que estariam a ser usados no serviço para as lavagens de dinheiro. Esta é uma das maiores apreensões de fundos ilícitos de sempre pelas autoridades.

 

A ChipMixer tem vindo a ser uma das maiores plataformas de "mixing", que são conhecidas por serem usadas para a lavagem de fundos roubados pela Dark Web. A plataforma iniciou as suas atividades em 2017 e rapidamente se tornou um destaque para este género de ataques.

Apesar de este género de plataformas poderem ser usados para garantir mais privacidade em certas transações, a grande maioria são usadas para esquemas e criminosos realizarem a lavagem de dinheiro, tornando mais simples a tarefa de trocar criptomoedas por dinheiro FIAT.

 

Os utilizadores que tentem aceder ao portal da plataforma na rede Tor devem agora verificar uma mensagem das autoridades da Alemanha, confirmando a apreensão dos servidores. As autoridades afirmam que, durante os anos que se encontrou ativo, a plataforma do ChipMixer poderá ter sido usada para lavar mais de 152.000 bitcoin, o que corresponde a cerca de 2.73 mil milhões de dólares.

 

Uma grande parte deste dinheiro encontra-se relacionada com grupos de ransomware e criminosos, que usam estas plataformas para tentar ocultar as suas atividades e origens. As autoridades esperam que as informações apreendidas dos sistemas da plataforma possam fornecer novas informações que ajudem na identificação dos responsáveis da plataforma, bem como de grupos que usaram a mesma.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech