1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Gordon Moore

A Intel confirmou que Gordon Moore, cofundador da Intel e criador da Lei de Moore, faleceu durante esta semana, com 94 anos.

Segundo o comunicado da empresa, Moore faleceu na sua casa, no Havai, junto com a família. Moore foi um dos cofundadores da Intel em Julho de 1968, juntamente com Robert Noyce e vários outros executivos da empresa na altura. O mesmo deixou o cargo dentro da Intel em 2006.

Mesmo para quem não conheça diretamente Gordon Moore, certamente que já deverá ter ouvido falar da Lei de Moore, que estipula a ideia que o número de transístores em chips integrados praticamente duplica de capacidade a cada dois anos. Esta lei foi criada exatamente por Moore em 1965, na altura a regra seria que duplicaria a cada ano, mas foi revista em 1975 para a cada dois anos.

Desde então, a lei tem vindo a manter-se correta, embora alguns já a considerem desatualizada face à evolução da tecnologia atualmente.

Face ao falecimento, o atual CEO da Intel, Pat Gelsinger, afirma que "Gordon Moore definiu a indústria de tecnologia por meio de sua perceção e visão. Ele foi fundamental para revelar o poder dos transístores e inspirou tecnólogos e empreendedores ao longo das décadas. Nós da Intel continuamos inspirados pela Lei de Moore e pretendemos persegui-la até que a tabela periódica se esgote. A visão de Gordon vive como nosso verdadeiro norte, pois usamos o poder da tecnologia para melhorar a vida de todas as pessoas na Terra. Minha carreira e grande parte da minha vida tomaram forma dentro das possibilidades alimentadas pela liderança de Gordon no comando da Intel, e sinto-me honrado com a honra e a responsabilidade de levar seu legado adiante."

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

Encontrou algum erro neste artigo?

Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech