A Apple aparenta recentemente ter realizado uma nova compra de uma startup nos EUA, que deixa também algumas ideias do que a empresa pode estar a preparar para breve.
De acordo com o portal TechCrunch, a Apple terá adquirido a empresa WaveOne, que se foca no desenvolvimento de algoritmos para a compressão de conteúdos de vídeo. Apesar de a Apple não confirmar a compra, o site da entidade foi subitamente encerrado em meados de Janeiro, e vários ex-funcionários da empresa encontram-se a indicar encontrar-se a trabalhar para a Apple – nos seus meios sociais como o LinkedIn.
Bob Stankosh, o antigo representante da divisão de vendas da WaveOne, terá deixado em Janeiro uma publicação no LinkedIn a indicar que a mesma teria sido adquirida pela Apple. Como tal, parece quase certo que a empresa foi efetivamente comprada pela Apple no inicio do ano.
A WaveOne foca-se na criação de tecnologias de IA para ajudar a comprimir vídeos com a perda mínima de qualidade. Acredita-se que a Apple possa ter visto o potencial desta empresa e das suas tecnologias, e esteja a preparar-se para integrar as suas capacidades junto dos seus produtos no futuro.
A WaveOne foi originalmente fundada em 2016, por Lubomir Bourdev e Oren Rippel, sendo que na altura pretendia criar uma alternativa aos codecs de compressão de vídeo, usando para tal IA.
A ideia da tecnologia será reduzir a qualidade de determinadas áreas do vídeo que não sejam consideradas importantes, focando-se em outras. Este processo seria feito de forma automática, usando IA.
Por exemplo, a tecnologia pode manter a qualidade no rosto em foco dos utilizadores num vídeo, enquanto reduz a qualidade de componentes em segundo plano. Este processo seria feito de forma automática, e poderia permitir reduzir o tamanho final dos vídeos, sem perdas notáveis de qualidade.
A tecnologia poderia ainda recriar alguns conteúdos, mesmo quando a largura de banda fosse reduzida. Por exemplo, durante a transmissão de um vídeo pela internet, a IA poderia ser usada para recriar certas partes do vídeo sem que os utilizadores finais verificarem qualquer paragem ou buffer de conteúdos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!