1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows com buraco de bala

 

Um bug existente no Windows com mais de dez anos encontra-se agora a ser ativamente explorado para ataques, aproveitando o facto que ainda existe um elevado número de sistemas ativos que não contam com a correção aplicada ao mesmo.

 

A vulnerabilidade pode permitir que os atacantes modifiquem ficheiros do Windows sem que estes percam a assinatura original – e portanto, seja consideravelmente mais difícil de identificar conteúdos maliciosamente criados.

As assinaturas digitais de ficheiros são usadas para identificar os conteúdos legítimos do sistema, sendo que, por norma, quando um ficheiro é modificado apenas a entidade legitima pode assinar novamente o mesmo. Alterar um ficheiro maliciosamente deveria levar à perda de assinatura.

 

No entanto, explorando este bug, os ficheiros podem ser modificados sem que a assinatura seja perdida, levando a conteúdos maliciosos poderem chegar aos ficheiros de forma indetetável. De acordo com o portal Bleeping Computer, este é um bug conhecido do Windows faz mais de dez anos, mas que não está aplicado nem mesmo nas versões mais recentes do sistema.

 

Segundo os investigadores, acredita-se que o bug terá sido explorado no recente ataque da entidade 3CX. Os atacantes terão conseguido integrar código malicioso em alguns dos ficheiros do cliente de VOIP, sem que a assinatura dos mesmos fosse comprometida.

 

Os utilizadores podem aplicar a correção nos seus sistemas usando o ficheiro de registo disponível neste link. Ao extrair o mesmo, bastará carregar duas vezes sobre o mesmo (dependendo de possuir o Windows 32 ou 64 bits), e os conteúdos devem ser automaticamente adicionados no registo do Windows. O reinício do sistema é requerido no final. De notar que a medida deve ser aplicada no Windows 10 e no Windows 11.

 

O mais interessante é que a falha foi efetivamente corrigida em 2013, mas os utilizadores necessitavam de aplicar a mesma manualmente nos seus sistemas, através da modificação de entradas do registo do Windows.

A Microsoft não terá aplicado esta correção de imediato para os seus sistemas porque se acreditava que a mesma poderia ter impacto em alguns instaladores do Windows, bem como funcionalidades existentes no mesmo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech