A Microsoft alterou recentemente uma pequena funcionalidade do Outlook, que, no entanto, pode afetar consideravelmente os utilizadores da plataforma.
Até agora, os anexos das mensagens de email do Outlook, bem como as imagens integradas nos emails, usavam o armazenamento das contas do Outlook – que se encontrava no padrão de 15 GB. No entanto, desde 1 de Fevereiro, a Microsoft começou a alterar a forma como estes conteúdos são contabilizados, passando os mesmos para as contas do OneDrive.
Ou seja, o espaço ocupado pelas imagens e anexos dos emails, invés de contar para o espaço da conta de email, agora encontra-se associado com o espaço no OneDrive. Isto aplica-se também a conteúdos que se encontravam nas contas dos utilizadores antigamente – e não apenas aos mais recentes.
Com esta mudança, alguns utilizadores verificaram que o espaço de armazenamento do OneDrive reduziu drasticamente, uma vez que esses conteúdos passaram a ficar armazenados no mesmo.
A própria Microsoft alerta que, com esta mudança, os utilizadores podem ficar com menos espaço para guardarem conteúdos no OneDrive, e caso tenham falta de espaço, podem deixar de conseguir receber emails nas suas contas – ou anexos e imagens dos mesmos.
Como seria de esperar, esta medida tem vindo a ser contestada por vários utilizadores, que subitamente deixaram de conseguir receber emails ou de ter armazenamento das suas contas do OneDrive. Alguns utilizadores reportam que, devido à mudança, ficaram com espaço ocupado muito acima do que teriam dos 5GB gratuitos do OneDrive.
Esta medida não apenas impede que os utilizadores possam receber novas mensagens de email, como também tira espaço do OneDrive para outros conteúdos. No entanto, é algo similar ao que a Google aplica sobre o Gmail – embora a mudança seja mais drástica no caso do Outlook uma vez que a plataforma sempre separou o espaço dos dois serviços.
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