1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Cabo USB

 

Se costuma ligar os seus dispositivos a entradas USB públicas, sem saber pode estar a colocar em risco a segurança dos seus dados. E isso é algo que o FBI encontra-se agora a alertar, depois de ter sido registado um aumento no número de ataques a partir de ligações USB acessíveis publicamente.

 

Muitos locais fornecem acesso a portas de carregamento USB gratuitas, onde os utilizadores podem ligar os seus dispositivos para carregarem os mesmos. No entanto, estas entradas podem também colocar em risco a segurança dos dados dos utilizadores, já que muitas podem ser modificadas para não apenas carregar os dispositivos, mas também usarem os mesmos para a recolha de dados.

 

Segundo o FBI, um dos primeiros pontos de alerta serão estações de carregamento publicas que requeiram que os utilizadores confirmem algo no sistema, ou que introduzam dados de login para continuarem a usar o sistema.

 

Uma das formas dos utilizadores poderem-se proteger deste género de ataques e roubos de dados passa por várias medidas que podem ser adotadas. A primeira será evitar usar sistemas públicos de carregamento, o que nem sempre será o mais adequado.

Para quem realmente necessite, existem algumas extensões de bloqueio de dados USB, que se assemelham a pequenas pens USB onde o cabo de ligação pode ser ligado, mas como estas não possuem os pins USB voltados para a transmissão de dados, não existe a possibilidade de roubo dos mesmos.

 

Outra forma de se proteger contra este género de ataques passa por usar sistemas de carregamento direto, como usar uma powerbank ou um carregador que esteja ligado diretamente à tomada de energia.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech