O tempo de calor que se tem vivido em Portugal pode levar alguns condutores de Teslas a adotarem uma nova teoria vista pela internet.
O carregador Supercharger da Tesla possui vários sistemas que monitorizam a temperatura de carregamento, e adaptam a velocidade do mesmo com base nesses parâmetros. No entanto, com tempo mais quente, a velocidade de carregamento tendo a ser inferior.
Pela Internet, alguns utilizadores começaram a reportar uma forma de contornar este problema. A técnica envolve colocar um pano molhado junto da entrada do carregador, o que permite reduzir a temperatura do mesmo e, eventualmente, levar a um carregamento mais rápido.
Alguns utilizadores nas redes sociais apontam que a velocidade de carregamento, usando esta técnica, passou de 58 kW para 119 kW com um clima quente.
Porém, embora os resultados possam ser impressionantes, a medida não é de longe a mais segura a realizar. Na verdade, a Tesla teve de deixar um alerta público sobre esta técnica, que pode causar danos e graves incidentes durante o carregamento.
De acordo com o comunicado da Tesla, envolver um pano molhado no cabo do carregador pode afetar os sensores existentes no mesmo, e embora possa enganar a temperatura final, ainda assim pode levar a que o mecanismo funcione a uma temperatura acima da recomendada, o que pode causar graves falhas no sistema de segurança.
A empresa recomenda que os utilizadores não apliquem este truque para tentar carregar os veículos mais rapidamente, o que pode causar danos não apenas na estação de carregamento, mas na própria viatura e baterias.
Obviamente, deve-se sempre ter bastante cuidado com este género de “truques” que, de tempos a tempos, surgem pela internet. Os sistemas foram criados para ser usados de uma forma especifica, e tentar alterar esse meio de funcionamento pode causar problemas graves, ou incidentes que podem colocar em risco os bens materiais ou a vida das pessoas.
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