1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Mulher a segurar disco SSD e surpreendida

 

Os discos SSD são essenciais para guardar os conteúdos dos utilizadores, e fornecem consideráveis melhorias face aos discos mecânicos. Nos dias de hoje, não é complicado encontrar discos SSD que se tornam opções mais vantajosas comparativamente a discos mecânicos regulares.

 

No entanto, ainda assim é necessário manter a "saúde" dos mesmos debaixo de olho. Afinal de contas, deve lembrar-se de todos os dados que possui nestes discos. Possivelmente informação que, caso os mesmos avariem, pode ficar permanentemente perdida.

Práticas de backup regulares são essenciais também, mas a maioria dos discos possuem também informações integradas no mesmo que permitem saber o estado de saúde dos mesmos, e em alguns casos, antecipar problemas mais graves.

 

Esta informação é conhecida como dados SMART, e encontra-se integrada no próprio firmware do disco. Esta informação é atualizada, em tempo real, conforme os discos sejam usados, com os detalhes do mesmo. Entre os dados encontra-se o tempo que o disco esteve ativo, dados escritos no mesmo, e em discos SSD recentes, o número de células danificadas ou o estado de saúde do disco em geral.

 

Estes dados podem ser lidos com um programa em particular, sendo que neste exemplo iremos usar o CrystalDiskInfo. Este programa é inteiramente gratuito, e pode ser descarregado no site oficial do programador.

 

> Como analisar os dados

 

Depois de abrir o programa, este deve apresentar alguns pontos em destaque que são importantes analisar.

O primeiro será ver o Estado de saúde do disco, que surge logo em destaque nos campos superiores. Se existirem problemas, devem surgir logo aí indicados com um sinal vermelho ou amarelo – conforme a gravidade.

 

Dados do disco rigido

 

Note que, por um disco não se encontrar a 100%, isso não é imediatamente um problema. Discos SSD ou NVMe tendem a perder a sua "saúde" com o tempo de utilização – e isso é perfeitamente normal. Estes discos encontram-se preparados para o uso.

O problema é quando o estado de saúde atinge valores que começam a tornar-se preocupantes ao nível de longevidade dos dados e do próprio disco.

 

Junto a este deve também surgir a temperatura de funcionamento do disco, o que pode ser também um indicador útil de problemas – normalmente discos mecânicos com problemas tendem a aquecer mais. Também é uma boa forme de ver a ventilação existente para os discos – por norma, temperaturas elevadas acabam por afetar o funcionamento dos discos.

 

dados de disco potencialmente em vias de ficar danificado

 

Outro dado importante a ter em conta será o de "Reallocated Secrtor Count". Este indica os espaços físicos no disco que foram recolocados, e quanto maior este valor, mais elevada a possibilidade de o disco estar em vias de falhar.

 

Se alguns dos parâmetros estiver em estado de Alerta ou de Erro, será recomendado que considere a substituição imediata do disco. O uso continuado do mesmo pode levar à perda de dados.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech