1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Lua com disco rigido

 

Existe muita informação digital armazenada no planeta Terra, e talvez seja por isso mesmo, e para manter essa informação segura, que uma empresa pretende agora enviar os dados… para a Lua.

 

A empresa Lonestar Data Holdings pretende se a próxima grande plataforma de armazenamento cloud... ou até mais do que isso, já que os planos da mesma passam por distribuir os dados dos utilizadores pela Lua, num ambiente seguro.

 

Christopher Stott, fundador e CEO da Lonestar, afirma que é preocupante que os utilizadores ainda mantenham os seus dados na Terra, quando existe um considerável risco que essa informação possa ser perdida por efeitos externos – e por muito seguro que os centros de dados onde essa informação se encontra sejam.

 

A pensar nisso, Stott pretende usar a Lua como um centro de dados gigante, colocando as suas próprias farms de servidores e construir um centro de dados lunar. Este iria ser focado em armazenar os dados dos utilizadores na terra, e a comunicação seria feita via satélite.

 

No entanto, ainda existem alguns contratempos que precisam de ser analisados antes do projeto levantar voo. O primeiro passa por analisar como a empresa pretende manter os dados seguros numa superfície com grandes alterações de temperatura, entre os 106ºC e os -183ºC ao longo do dia/noite.

 

Outro fator a ter em conta são as próprias radiações solares e cósmicas. Ao contrário da Terra, que possui toda uma atmosfera a proteger destas, a Lua não a possui, estando diretamente em contacto com toda a radiação existente no espaço.

Uma das formas que Stott pretende implementar para resolver este problema seria usar robots para instalar os servidores em antigos canais de lava, debaixo da superfície lunar.

 

A empresa espera começar a enviar o material para a Lua em meados de 2024, com os testes de software a começarem ainda este ano.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech